segunda-feira, 02 de dezembro, 2013

No ano do celular inteligente, Nikon cresce dois dígitos

Em meio à popularização de smartphones que, dentre outros recursos, têm câmeras embutidas, a Nikon, tradicional fabricante japonês de equipamentos fotográficos, descobriu um filão no país: os modelos de entrada das câmeras semiprofissionais, chamadas de DSLR, e cujas vendas tiveram alta de dois dígitos neste ano.
Para Koji Maeda, demanda por câmeras semiprofissionais deve aumentar no ano ano que vem
A empresa, que em 2011 ingressou com operação própria no Brasil e manufatura de câmeras numa fábrica em Manaus, produz aqui dois modelos DSLR, além de câmeras compactas
“A popularização dos smartphones é até interessante porque expande o interesse dos usuários pela fotografia. Emumdeterminado momento, esse consumidor vai querer uma câmera melhor do que as disponíveis em celulares, com mais recursos. Hoje, temos no Brasil o maior market share do segmento de produtos acima de R$ 800”, explica o presidente da Nikon do Brasil, Koji Maeda. Isso porque, segundo a companhia, o consumidor brasileiro valoriza dois atributos em câmeras fotográficas: o zoom e os megapixels. E também aprecia equipamentos commaior porte, como os da linha profissional.
A empresa, que em 2011 ingressou com operação própria no Brasil e manufatura de câmeras numa fábrica em Manaus, já produz dois desses modelos DSLR localmente.
Na mesma época, foi iniciado aqui um programa, chamado de Nikon School, para ensinar os conceitos da fotografia digital. Com duração de oito horas e custo de R$ 149, o curso, limitado a 200 participantes, já aconteceu em Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Brasília e Fortaleza, dentre outras capitais. Todos os meses é realizada uma nova edição. “A iniciativa oferece ao consumidor mais segurança na hora de usar os equipamentos”, resume David Stewien, gerente de Vendas da Nikon do Brasil. E também ajuda a companhia a se aproximar dos consumidores mais jovens.
“Quando abrimos o escritório da Nikon no Brasil, nosso desafio era tornar a marca conhecida pelo varejo brasileiro. Focamos em promotores, material de ponto de venda e treinamento dos vendedores para disseminar o que é a Nikon. Em 2012, além de reforçarmos a marca, nosso esforço passou a incluir também a divulgação das câmeras compactas (em que não há troca de lentes). Neste ano, queremos ampliar a presença nas redes de varejo e divulgar os modelos DSLR”, explica Maeda.
Brasil Econômico – 29/11/2013
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP