quinta-feira, 03 de agosto, 2023

Marca já não é mais critério de compra de produtos de limpeza

- Marca já não importa tanto
“Preço é um critério maior agora. O brasileiro está comprando as marcas que cabem no bolso”
ROBSON MUNHOZ - Vice-presidente de operações da Neogrid
.
- Categorias e tendências no comportamento de consumo
Na contramão da queda de produtos básicos de limpeza em decorrência da baixa na renda, há uma outra oportunidade para o varejista explorar, que são produtos de maior valor agregado, consumidos pela parcela da população que não é tão impactada pelos preços e que aderiu a novos comportamentos criados no período da pandemia.
“Os consumidores buscaram nessa categoria produtos inovadores, com fragrância agradável e com praticidade para uso no dia a dia”
OTAVIO ALBANO - Gerente comercial do setor de limpeza dos Supermercados Pague Menos
.
- NOVOS HÁBITOS
Durante a pandemia, o consumidor experimentou certos produtos que foram aderidos definitivamente
.
- Performance
A aquisição de produtos com ação bactericida tornou- se um novo hábito de compra. Conforme revela Otavio Albano, nos Supermercados Pague Menos houve um aumento na compra de produtos com ação bactericida, já que os consumidores passaram a buscar produtos de limpeza eficazes na eliminação de vírus e bactérias.
25% de crescimento das vendas ocorreu na categoria de desinfecção na rede de Supermercados Pague Menos
.
“Com a pandemia tivemos algumas mudanças. Cresceu o consumo de produtos para desinfecção e álcool gel, algo que não vendia muito e hoje ainda vende mais do que antes da pandemia”, diz Marcos Manéa, gestor da Rede Unibrasil.
.
Paulo Engler, executivo da Abipla, destaca como a indústria se desenvolveu nesse período em busca de maior performance. “Os desinfetantes tiveram um upgrade de eficiência em relação a 2019. O mercado adiantou tecnologias que iam chegar somente alguns anos depois”. Ele destaca ainda os produtos de limpeza para quem tem animais domésticos, que ganharam relevância também devido ao aumento da população pet.
.
- Praticidade
A venda de detergente de máquina de lavar louça, que cresceu 26% durante a pandemia, continuou crescendo. Em 2022, subiu 8% e superou em 36% as vendas de 2019, de acordo com a Scanntech. O comportamento está ligado à praticidade. “Muitas pessoas adquiriram máquina de lavar louça durante o isolamento e mantiveram o hábito”, avalia Flávia Almeida, gerente de estudos de mercado da Scanntech.
Outra experimentação que o período em casa trouxe foi o consumo de amaciante. A necessidade do bem-estar de uma roupa cheirosa trouxe a descoberta de que o produto trazia outras vantagens, como a facilidade na hora de passar e o aumento da durabilidade do tecido. “Esse mercado está em ebulição e trazendo novidades como sanitizantes de roupa e tecnologias para aperfeiçoar a lavagem”, destaca Paulo Engler.
.
- Indulgência
Os aromas foram muito valorizados desde 2020, não só nas roupas, como também na casa. De acordo com a pesquisa Consumer Lifestyles da Euromonitor, o consumidor brasileiro de produtos de limpeza tem mais apreço pelas fragrâncias do que a média da região América Latina.
https://samaisvarejo.com.br/detalhe/reportagens/marca-ja-nao-e-mais-criterio-de-compra-de-produtos-de-limpeza SA Varejo - 17/07/2023
Produtos relacionados
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP