terça-feira, 07 de março, 2023

Na Páscoa, consumidor espera a melhor experiência no sortimento

Uma das datas mais importantes no calendário do varejo alimentar, a Páscoa é sinônimo de fartura à mesa. Até mesmo quem não é cristão festeja e se encanta com as lojas repletas de chocolate. Para garantir que esses produtos supram a expectativa do consumidor, na quantidade e variedade ideais, as grandes indústrias aperfeiçoaram ainda mais seus sistemas de cálculo de demanda e de análise do comportamento do shopper.
Esse momento indulgente é bastante oportuno para encantar o shopper. Por isso indústria e varejo precisam se unir na missão de aperfeiçoar as estratégias e cálculos de demanda a fim de evitar perdas e ruptura e acertar precisamente o alvo para vender mais
- Sem ruptura
A Mondelez, dona da marca Lacta, conseguiu zerar a ruptura. Trabalhou com o varejo no melhor sortimento, nas estratégias de preço, promoção e execução, além das ações de merchandising on e off line para encantar o consumidor, gerar aumento no giro e melhores margens. Com os bons resultados do ano passado, a fórmula de parceria se repetirá neste ano. Os números tendem a melhorar ainda mais, especialmente quando olhamos o potencial de crescimento com base no consumo de chocolate fora do Brasil.
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-Consumo per capita de chocolate:
- 2kg/ano Por habitante no Brasil
- 8kg/ano Quantidade registrada por pessoa na Europa
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Marcos Pozzi, diretor comercial da CSD, rede paranaense com 70 lojas que trabalha com cinco fornecedores, 50 marcas e cinco gramaturas de ovos de chocolate, entende que a parceria com a indústria na definição do sortimento é importante para os resultados. Segundo o executivo, esse alinhamento tem permitido um cálculo de demanda bem próximo da realidade, o que implica menor nível de ruptura e maior crescimento das vendas. “Calibramos as informações da indústria com nossos dados e nosso conhecimento do consumidor e definimos o pedido”, explica.
“O consumidor encontra o que deseja e fica encantado. Além disso, um pedido equilibrado abre espaço para as inovações, que são o ponto forte da Páscoa”
MARCOS POZZI - Diretor comercial da CSD (PR)
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- Mais vendas
Mesmo lamentando que a indústria tenha reduzido a oferta de ovos de chocolate para manter uma margem saudável de devolução, a rede Muffato, 89 lojas, está animada com a Páscoa de 2023 e espera alta de 8% em volume. O importante, segundo Adilson Côrrea, diretor comercial do Muffato, é entrar no período com todos os segmentos de ovos de chocolate – dos premium aos econômicos –, além de estoque ampliado das linhas regulares de chocolate em barra, bombons e outros.
“Teremos um sortimento robusto, com quatro fornecedores, 20 versões e dois a três lançamentos por marca. Vamos fazer uma bela Páscoa”
ADILSON CÔRREA - Diretor comercial do Muffato
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- Como se dá o cálculo de demanda
A Mondelez conta com sistema de inteligência de dados, que considera informações de institutos de pesquisas, histórico de vendas e comportamento do consumidor. “Com a marca Lacta antecipamos tendências, trazemos inovações e desenhamos uma estratégia consistente de sortimento, proposta comercial e plano de marketing”, diz Juliana Bonamin, nova vice-presidente de vendas da Mondelez Brasil.
- Como se faz a sugestão de sortimento
A indústria oferece um portfólio que atende os diversos momentos de consumo e os diferentes públicos. Vai dos produtos premium aos de preço intermediário e baixo, o que ajuda a compor a estratégia de cada rede e a aumentar a rentabilidade.
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Mix que encanta
- Ovos consagrados
Além das novidades, algumas versões têm público apaixonado. Na Lacta, existem versões em diferentes tamanhos de ovos, como Lacta Sonho de Valsa, marca líder de mercado e campeã de vendas na Páscoa do ano passado, seguida de Lacta ao Leite, Diamante Negro e ovos temáticos. Segundo a vice-presidente de vendas da Mondelez, outras marcas também têm espaço na preferência do consumidor, como Oreo, Bis ao Leite e Favoritos, além dos ovos com miniaturas. A grande aposta desta Páscoa será um ovo com a combinação de duas grandes marcas.
- Produtos premium
Para elevar o valor dos tíquetes, a Lacta traz novamente os ovos Tripla Camada nos sabores Oreo e Avelã, que têm apresentado sucesso de vendas nos últimos três anos. E as versões Lacta Intense 40% e 60% de Cacau, de chocolates amargos, “que ganharam novos sabores e continua crescendo,” comenta Juliana Bonamin.
https://www.savarejo.com.br/detalhe/reportagens/na-pascoa-consumidor-espera-a-melhor-experiencia-no-sortimento SA Varejo - 22/02/2023
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