quarta-feira, 03 de agosto, 2022

Braskem inaugura Centro de Desenvolvimento de Embalagens

A Braskem inaugurou nesta terça-feira (2) o Cazoolo, o primeiro Centro de Desenvolvimento de Embalagens para Economia Circular do Brasil. Localizado na zona Oeste de São Paulo, o espaço, resultado de um investimento de 20 milhões de reais, é um hub de inovação que promoverá melhorias em toda a jornada de embalagens, desde a sua concepção até o pós-consumo. Clientes, brand owners, designers, startups e universidades poderão criar e cocriar projetos visando a completa circularidade e o menor impacto ambiental de seus produtos.
“O Cazoolo é o primeiro hub de inovação gratuito com foco no desenvolvimento de embalagens circulares do Brasil. A Braskem quer reunir todos os elos da cadeia produtiva a fim de reduzir impactos ambientais, potencializar inovações com tecnologia e criar soluções sustentáveis a partir do plástico”, afirma Yuri Tomina, líder do Cazoolo.
O espaço de 450m² foi planejado para estimular a interatividade e criatividade com salas modulares, prateleiras que simulam gôndolas de supermercado e mini-auditório para apresentações de projetos. O Cazoolo conta com seis impressoras 3D de última geração, além de equipamentos de impressão, corte laser, solda e termoformagem para a produção de protótipos em um curto espaço de tempo, acelerando o desenvolvimento dos projetos das marcas interessadas em estabelecer parcerias.
“Mais do que oferecer a infraestrutura do espaço para o desenvolvimento, aportamos uma equipe interdisciplinar altamente capacitada em sustentabilidade, design, metodologias ágeis, materiais e processos de produção. Em um dos programas que executamos, tendo o briefing definido, levamos de três a cinco dias para fazer o sprint de design e ter um ou dois conceitos de embalagens já prototipados”, explica Yuri.
Segundo o executivo, todos os projetos desenvolvidos no local terão como base conceitos de Design for Environment (DfE) e Análise de Ciclo de Vida (ACV), para criação de embalagens inovadoras e sustentáveis.
- COMO FUNCIONA
Profissionais e empresas de diversos portes e setores da economia poderão colaborar em projetos no Cazoolo, apresentando desafios que visam o cumprimento de compromissos com a circularidade de suas embalagens. A partir disso, o próprio ecossistema buscará as soluções, em um processo que valoriza a cocriação pelo desenvolvimento sustentável. O hub também dará apoio a clientes da Braskem que estão desenvolvendo novas aplicações de embalagens e que tenham uma visão direcionada à economia circular.
O hub já possui algumas soluções de embalagens desenvolvidas e disponíveis para o mercado, que contribuem para os desafios da economia circular, como o Stand Up Pouch, monomaterial desenvolvido em parceria com a Antilhas. A bisnaga monomaterial desenvolvida em parceria com a C-Pack. E a solução monomaterial em BOPP que substitui embalagem multicamada, desenvolvido em parceria com a Vitopel.
“O Cazoolo funciona para toda a cadeia de embalagens — especialmente as que usam plástico em sua composição. Quem tiver uma ideia ou um desafio que vise reduzir o impacto para o planeta, estaremos aqui para ajudar”, adianta o executivo. “Temos um board técnico que avaliará caso a caso, seja pela originalidade, seja pela escala de impacto na economia circular, os projetos que serão executados no Cazoolo”, finaliza.
- CUSTO ZERO
Neste primeiro ano de operação, não será cobrado nenhum valor para parcerias e projetos a serem desenvolvidos no Cazoolo. A ideia é justamente entender as demandas, prototipar soluções, testar as dinâmicas, definir caminhos e aprimorar a interação entre as partes envolvidas, evoluindo com os parceiros do setor.
O Cazoolo tem o propósito de também atrair startups, estimulando-as a trazerem tecnologias que elas próprias desenvolveram para que testem seu fit de mercado junto ao ecossistema do hub. Como a Braskem já possui um programa de aceleração de startups, o Braskem Labs, a expectativa é aproveitar parcerias com alguns de seus participantes, sempre tendo como foco o desenvolvimento de embalagens sustentáveis e o estímulo à economia circular.
https://embalagemmarca.com.br/2022/08/braskem-inaugura-centro-de-desenvolvimento-de-embalagens-para-economia-circular/ EmbalagemMarca - 02/08/2022
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP