terça-feira, 18 de outubro, 2022

Lojas de vizinhança ocupam espaço relevante na vida dos consumidores

Por muito tempo prevaleceu a ideia de que os grandes varejistas iriam engolir os pequenos mercados de bairro. Mas a verdade é que o pequeno varejo ainda ocupa um espaço relevante na vida dos consumidores brasileiros e oferece uma série de oportunidades para a inovação, segundo pesquisa realizada pela Flourish Ventures.
De acordo com o estudo, os chamados “mercadinhos de bairro” ou mercados de vizinhança estão presentes no dia a dia dos clientes. No Brasil, 92% dos consumidores entrevistados planejam manter ou aumentar as compras em mercearias – durante a pandemia, 80% dos clientes compraram a maior parte de seus mantimentos no pequeno varejo. Além disso, 46% dos consumidores brasileiros frequentam o mercado de seu bairro diariamente.
No entanto, o levantamento mostra que tanto lojistas quanto clientes acreditam que o pequeno varejo precisará agilizar a adoção de tecnologias digitais para permanecer relevante e competitivo, dando continuidade ao movimento de digitalização iniciado na pandemia. Segundo a pesquisa, 65% dos lojistas brasileiros usam aplicativos de mensagem para se comunicar com fornecedores ou consumidores, enquanto 38% usam aplicativos e websites para comprar estoque. Olhando para frente, 35% dos lojistas planejam aumentar o uso de ferramentas digitais para vendas online, comunicação e delivery nos próximos 12 a 24 meses.
A pesquisa estima que, quando o pequeno varejo se tornar digital, os lojistas poderão aumentar seus lucros em 60% a 100%. Porém, há um atraso na implementação devido a outras tarefas empresariais urgentes, preocupações com segurança de dados, falta de familiaridade e limitações de acesso.
- Países Emergentes
Além do Brasil, a pesquisa analisou o desempenho de mercearias no Egito, Índia e Indonésia. Ao todo, foram 1.600 entrevistados, sendo 800 lojistas e 800 consumidores. O estudo global foi feito em parceria com a Bain & Company e a 60 Decibels e, no Brasil, contou com a participação da Mercê do Bairro.
A procura crescente por serviços e compras no pequeno varejo e a necessidade de digitalização desses estabelecimentos foram tendências identificadas em todos os locais analisados, que se enquadram na categoria de países emergentes.
De todos os consumidores entrevistados, 94% planejam continuar comprando ou comprar ainda mais nos pequenos mercados, ao passo que 80% dos lojistas do setor anseiam hoje por melhores ferramentas financeiras digitais.
Os dados dos quatro países revelam ainda que:
● 50% dos consumidores frequentam o pequeno varejo de seu bairro diariamente e 24% utilizam regularmente uma conta na loja para a realização de compras a crédito;
● 71% dos consumidores compraram mais mantimentos no pequeno varejo durante os lockdowns decorrentes da covid-19;
● 73% dos consumidores concordam plenamente que o pequeno varejo é vital para sua comunidade, valorizando a proximidade, a conveniência e o serviço.
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Quando se trata de aprimoramento tecnológico, a pesquisa apontou que, em todos esses países, 55% dos lojistas usam aplicativos de mensagem em seus negócios e 75% planejam aumentar seu uso nos próximos 12 a 24 meses
- Fonte: Digitalizando o Pequeno Varejo 2022, pesquisa realizada pela Flourish Ventures
https://www.superhiper.com.br/mercados-de-vizinhanca-ocupam-espaco-relevante-na-vida-dos-consumidores/ Super Hiper - 17/10/2022
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