quarta-feira, 05 de outubro, 2022

Grandes redes aceleram mas crescimento do varejo é puxado pelas regionais

As maiores empresas do varejo alimentar estão pisando no acelerador a partir de aquisições, conversões e expansão orgânica. É mais uma variável na dinâmica de concorrência do autosserviço, que, de forma geral, cresce puxada sobretudo pelas redes regionais.
Para se ter uma ideia, as empresas de atuação nacional saíram de uma participação de 36,1% para 25,5% de 2006 para 2021, enquanto as regionais saltaram de 63,9% para 74,5% no mesmo período. “A regionalização tem muita força no setor”, afirmou Vinicius Aroeira, CFO do Super Nosso , durante evento realizado pela XP na semana passada.
Segundo especialistas, redes como Carrefour , Assaí e GPA , correm atrás para se consolidarem em praças onde os regionais dominam o mercado e conhecem muito bem o consumidor, com um diálogo mais próximo.
Danniela Eiger, analista de varejo da XP, disse que os grandes grupos estão acelerando e se consolidando, mas que não se trata de uma questão de tamanho, e sim de cultura, já que as realidades de cada região são muito diferentes.
Com expansões aceleradas, o GPA aposta nas lojas de proximidade e já aumentou a meta de 100 para 250 unidades até 2025. A especialista da XP ressaltou que, em sua opinião, a decisão do Grupo foi assertiva e que cada vez mais teremos players focados em uma proposta, relembrando a separação do Mambo do atacadista Giga .
Entretanto, ao mesmo tempo em que as gigantes se movimentam, as redes regionais, que já possuem muita força em seus mercados, seguem ousadas em suas metas. O Grupo Mateus , por exemplo, marca presença em seu território. Somente neste primeiro semestre abriu 20 lojas e expandiu sua atuação para os estados do Ceará, Sergipe e Paraíba, onde estreou ontem na cidade de Sousa. A empresa atua nos formatos varejo e atacarejo em oito estados do nordeste, além do Maranhão, e quer chegar em Alagoas.
O Super Nosso também tem planos para as duas frentes, apostando no cash & carry e em supermercados e lojas de proximidade, além de considerar entrar em novas praças, como Brasília (DF) e Vitória (ES). O objetivo é ampliar sua base de 1 milhão para 10 milhões de clientes.
https://www.savarejo.com.br/detalhe/reportagens/grandes-redes-aceleram-na-expansao-mas-crescimento-do-varejo-alimentar-e-puxado-pelas-regionais SA Varejo - 04/10/2022
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP