segunda-feira, 31 de outubro, 2022

Empresa alemã investe em meio ambiente para reflorestamento da Mata Atlântica

Enquanto o primeiro semestre de 2022 registrou mais de 21 mil hectares desmatados na região da Mata Atlântica (o equivalente a 117 campos de futebol por dia), a empresa alemã Jungheinrich segue o caminho inverso, investindo em soluções para reverter esse processo. Graças a campanha “O Meio Ambiente Ganha em Dobro”, a empresa que há 21 anos iniciou as operações no Brasil, já plantou 3.620 árvores até agosto deste ano. A notícia é muito bem-vinda, pois quanto maior o número de árvores vivas, melhor a qualidade do ar e do meio ambiente. Só a área que já foi perdida nesses seis meses, por exemplo – conforme dados consolidados pelo MapBiomas Alerta, e apresentados no 3º boletim do Sistema de Alertas de Desmatamento da Mata Atlântica – deixou de neutralizar, neste mesmo período, mais de 10 milhões de toneladas de CO2 (medida usada quando se fala em emissão de gases de efeito estufa).
A iniciativa da Jungheinrich é feita em parceria com a Associação Ambientalista Copaíba, organização não governamental (ONG) que atua na preservação e reflorestamento da Mata Atlântica. E a ideia é muito simples: cada cliente que substitua um equipamento a combustão, como empilhadeira, por outro elétrico da Jungheinrich, terá garantido o plantio de 20 árvores de espécies variadas em um trecho da Mata Atlântica. Até o momento, as mudas são plantadas em uma área de 3 mil hectares no município de Socorro (SP), disponível para esse propósito.
Mais de 40 empresas parceiras já foram envolvidas, e apenas a BASF já contribuiu com o plantio de mais de mil mudas. Dos 78 equipamentos adquiridos pela companhia química junto à Jungheinrich, 56 deles serviram para aposentar outros com tecnologia a combustão (movidos a GLP, diesel ou gasolina). Vale destacar que cada equipamento substituído por um elétrico poupa o trabalho de 1.160 árvores, essa quantidade que seria necessária para neutralizar as emissões geradas pela máquina durante sua vida útil.
De acordo com Ricardo Gazmenga, diretor de Operação de Tintas da BASF na América do Sul, os equipamentos adquiridos contribuirão com a redução de mais de 600 toneladas de CO2 por ano. Esse levantamento foi feito pela Fundação Espaço Eco (FEE), organização sem fins lucrativos criada pela própria BASF, em 2005, com a missão de promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade. “Esse investimento faz parte da iniciativa Demarchi&Jaboatão + Ecoeficiente, que nos move a buscar soluções que combinem eficiência e produtividade. Com a mensuração de dados realizados pela FEE, conseguimos tomar melhores decisões, considerando tanto os impactos ambientais e sociais quanto os econômicos”, explica Gazmenga.
Essas novas máquinas são movidas a bateria de íons de lítio, portanto à base de energia limpa e isenta de combustível fóssil. Além de oferecer emissão zero, a tecnologia é mais moderna, eficiente e segura, em relação aos modelos com baterias de chumbo-ácido, também encontradas no mercado.
Vigold Georg, vice-presidente da Jungheinrich para a América Latina, destaca a importância e orgulho de firmarem uma parceria com a BASF em que todos os envolvidos se beneficiam. “O compromisso efetivo da BASF com os seus objetivos focados na redução da emissão de gases e na busca da eficiência energética são diferenciais cada vez mais valorizados pelo mercado”, afirma. Segundo ele, todos os clientes da Jungheinrich que participam da campanha recebem um certificado, e são convidados a conhecerem in loco a área reflorestada com espécies típicas da Mata Atlântica que fazem parte da campanha “O Meio Ambiente Ganha em Dobro”. Essas são cuidadosamente selecionadas por profissionais do Copaíba – organização reconhecida por seu trabalho de restauração das matas nativas e de sensibilização ambiental –, respeitando a diversidade biológica e a vegetação local. Em seguida, são plantadas em uma área de conservação de 3 mil hectares no município de Socorro (SP), disponível especialmente para este fim.
Outro parceiro do projeto é a Editora Mol, que, juntamente com a Copaíba, está preparando o livro “Viva a Mata Atlântica”, que trará um rico material com infográficos e texto sobre este bioma, voltado para crianças, jovens e pais. Novidades a respeito serão apresentadas em breve.
https://www.supervarejo.com.br/publieditorial/empresa-alema-investe-em-meio-ambiente-para-o-reflorestamento-da-mata-atlantica-em-acao-sustentavel-inedita/ superVarejo - 28/10/2022
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