terça-feira, 24 de agosto, 2021

Reciclagem Química de plásticos pode transformar Plástico em Petróleo Sintético

A reciclagem química de plásticos pode gerar também diesel, óleo combustível, hidrocarbonetos aromáticos, solventes, parafinas, entre outros produtos. Possibilidades que até levam Maurício Mascolo, sócio-diretor da Mascolo Engenharia, a qualificar como “petróleo sintético” o resultado dessa reciclagem.
“É um líquido combustível praticamente isento de enxofre, extremamente nobre para o mercado de refino e combustíveis”, ressalta.
Segundo ele, em plantas localizadas nos municípios paulistas de Votorantim e Monte Mor, a Mascolo Engenharia mensalmente processa, por pirólise, cerca de 2 mil toneladas de resíduos de PE, PP e PS, com as quais produz um óleo sintético fornecido para refinarias privadas.
Essa reciclagem, enfatiza Mascolo, dispensa algumas etapas da reciclagem mecânica, como separação por cor ou subtipo (como PEAD e PEBD).
E sua produção pode ser direcionada pela matéria-prima. “Para maximizar a produção de parafinas, utiliza-se PE; para maximizar produção de óleo querosene, maximiza-se o PP; para produzir solventes aromáticos, prioriza-se o PS”, detalha Mascolo.
O Brasil, ele crê, pode se beneficiar dessa tecnologia de reciclagem química de plásticos, cujo uso já estaria regulamentado por uma resolução de 2016 da ANP (Agência Nacional do Petróleo), afinal, é grande importador de derivados de petróleo e não tem nesse momento nenhuma perspectiva de construção de novas grandes refinarias.
Devem, porém, multiplicar-se as refinarias privadas de menor escala, havendo duas delas prestes a entrar em operação: a SSOil Energy e a Brasil Refinarias, que poderão absorver a produção de dezenas de plantas de reciclagem química.
“Essas pequenas refinarias, bem como as refinarias já em operação, podem ter na reciclagem de plásticos uma fonte de matéria-prima com características físico-químicas até superiores às do petróleo mineral”, enfatiza Mascolo.
Plástico Moderno - 12/08/2021
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP