sexta-feira, 06 de agosto, 2021

Klabin investe em tecnologia de barreira sustentável para papel cartão

A Klabin anunciou o investimento de R$ 40 milhões em tecnologia para aplicação de barreira dispersível em papel cartão utilizado para a produção de diversos tipos de embalagens dia. Capaz de oferecer barreira a água, a vapor de água e a gordura, a solução mantém as características de reciclagem e compostagem originais do papel, sendo uma alternativa às opções atuais.
O aporte financeiro será feito na atualização de uma máquina revestidora da Unidade Monte Alegre, no Paraná, que terá sua capacidade ampliada para até 60 mil toneladas anuais. O grande diferencial da solução aplicada ao papel-cartão é ser dispersível que, somada à eliminação do uso de embalagens adicionais ou a aplicação de revestimentos complementares, amplia significativamente o potencial de impacto positivo das embalagens.
“A Klabin investe em barreiras sustentáveis há mais de 10 anos, tendo consolidado no mercado soluções como o Klafold FZ e Klafold GB, que já dispensam a aplicação de plástico associado ao papel-cartão para obtenção de barreira. O investimento na atualização desta máquina amplia as possibilidades de mercado que podemos atender, alcançando segmentos como o de alimentos resfriados/congelados (pizza, nugget, hambúrguer, carne, pescado, embutido), alimentos industrializados (proteína, caldo, biscoito), detergente em pó, copos de papel e até mesmo soluções mais sofisticadas para alimentos líquidos, isso em uma escala relevante”, afirma Flávio Deganutti, diretor de Papéis da Klabin.
A atualização da máquina está sendo feita em duas etapas, sendo que a primeira teve como foco a atualização da tecnologia de aplicação e a segunda trabalhará em aumento de capacidade, bem como intensificará o desenvolvimento de novos produtos, especialmente aqueles de origem renovável. Entre os diferenciais técnicos da solução, a adição da barreira ainda na fábrica é um ponto relevante e que garante aumento de escala para a Companhia.
“A otimização dos processos em prol da sustentabilidade passa pela inovação e acreditamos que o avanço tecnológico que este modelo de aplicação nos traz é um primeiro passo para a aplicação on-line, quando a barreira será adicionada diretamente na máquina de papel-cartão”, explica Deganutti.
EmbalagemMarca - 04/08/2021
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP