quarta-feira, 25 de agosto, 2021

Coronavírus: Brasil começa a aplicar terceira dose da vacina em setembro

Pessoas com mais de 80 anos e pacientes com o sistema imunológico debilitado — que fizeram transplante de órgão recentemente, possuem alguma doença ou passam por tratamento de saúde que limita a resposta imune — poderão receber uma terceira dose da vacina contra a covid-19 a partir de 15 de setembro.
Segundo a CNN Brasil, o anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na noite da terça-feira (24).
Na última semana, os Estados Unidos anunciaram que uma terceira dose da vacina vai estar disponível para a população norte-americana após o dia 20 de setembro.
A variante delta, mais transmissível que as versões anteriores do SARS-CoV-2, é o principal motivo para a disponibilização de uma terceira dose. Além de passar de pessoa para pessoa com maior facilidade, a delta consegue furar a proteção dada pela vacina em algumas pessoas.
Estudos recentes vêm mostrando que as vacinas aprovadas para uso até o momento aumentam a proteção após uma terceira dose, mas cientistas ainda preferem aguardar mais dados antes de bater o martelo sobre a necessidade de aplicar uma dose adicional em toda a população.
Inicialmente, há algum consenso na comunidade médica e científica sobre a aplicação da terceira dose nos mais vulneráveis às formas graves da doença e morte causada pela covid-19.
Essas pessoas possuem, de maneira geral, um sistema imunológico mais fraco, e foram as primeiras a receber as doses dos imunizantes na atual campanha de vacinação, o que indica que a proteção pode ter ficado menor com o passar do tempo.
A cidade do Rio de Janeiro, porém, se adiantou e anunciou que uma terceira dose vai começar a ser aplicada nos mais velhos no início de setembro.
tecmundo - 25/08/2021
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP