segunda-feira, 22 de março, 2021

ERT produzirá PLA no país em junho

Devem começar em junho as operações da planta brasileira da ERT, empresa que nos Estados Unidos já produz anualmente 24 mil toneladas de resinas e blendas à base do biopolímero PLA (ácido poliláctico). Instalada em Curitiba-PR, “ela inicialmente poderá produzir mil toneladas anuais”, adianta Kim Gurtensten Fabri, presidente da ERT.
Entre as linhas de PLA atualmente disponibilizadas pela ERT, há uma com produtos reforçados com cargas celulósicas e outra com cargas minerais – destinadas, respectivamente, para injeção e termoformados – e uma linha com tecnologia patenteada, na qual a resina é reforçada com microfibras, sendo voltada à injeção de alto desempenho e injeção-sopro.
Nos Estados Unidos e em países europeus, elas são utilizadas na fabricação de copos, talheres, sacolas, canudos, entre outros produtos.
No Brasil, os produtos da ERT serão distribuídos pela Activas. E, de acordo com Fabri, o interesse da empresa no mercado nacional decorreu, entre outros motivos, da maior proximidade com as fontes de sua principal matéria-prima: a cana-de-açúcar, base de seu PLA. Mas, ao menos inicialmente, ela importará esse biopolímero, para aqui combiná-lo com as cargas e reforços, inclusive, com reforços desenvolvidos para a realidade nacional, como cargas celulósicas à base de mandioca e de bambu.
“No mercado brasileiro ainda há uma barreira de preços, por isso estamos tropicalizando nossos produtos”, destaca Fabri.
Plástico Moderno - 18/03/2021
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP