sexta-feira, 03 de maio, 2019

Fabricantes de tintas diversificam para crescer em ambiente desafiador

A indústria de tintas está diversificando os negócios para crescer em um ambiente desafiador no Brasil. As apostas vão desde o aumento dos pontos de distribuição até projetos de franquias de fábricas. “Há uma expectativa otimista para o Brasil, mas ainda não sentimos isso refletir no dia a dia dos negócios. A projeção de crescimento da Abrafati [Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas] é de 1,9% em 2019, mas a nossa é de pelo menos 10%”, afirma o CEO da Tintas Iquine, Eduardo Moretti.Ele explica que a empresa tem investido em processos produtivos para se tornar mais competitiva e buscado expandir sua atuação no território nacional. “Temos uma participação forte no Norte e Nordeste e estamos olhando há algum tempo para outras praças, reforçando nossa parte comercial no Sudeste, Centro-Oeste e também no Sul.” CONSTRUÇÃO Fabricantes de tintas diversificam para crescer em ambiente desafiador Empresas buscam novos mercados e diferentes modelos de negócios para ter maior rentabilidade e um desempenho superior ao projetado para o setor em 2019, que deve crescer apenas 1,9% Unidade da Franpaint: franqueamento pode ser feito com investimento inicial mínimo de R$ 550 mil Unidade da Franpaint: franqueamento pode ser feito com investimento inicial mínimo de R$ 550 mil FOTO: DIVULGAÇÃO RICARDO CASARIN • SÃO PAULOPublicado em 03/05/19 às 05:00 A indústria de tintas está diversificando os negócios para crescer em um ambiente desafiador no Brasil. As apostas vão desde o aumento dos pontos de distribuição até projetos de franquias de fábricas. “Há uma expectativa otimista para o Brasil, mas ainda não sentimos isso refletir no dia a dia dos negócios. A projeção de crescimento da Abrafati [Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas] é de 1,9% em 2019, mas a nossa é de pelo menos 10%”, afirma o CEO da Tintas Iquine, Eduardo Moretti.Ele explica que a empresa tem investido em processos produtivos para se tornar mais competitiva e buscado expandir sua atuação no território nacional. “Temos uma participação forte no Norte e Nordeste e estamos olhando há algum tempo para outras praças, reforçando nossa parte comercial no Sudeste, Centro-Oeste e também no Sul.”Moretti conta que a companhia busca por melhor produtividade em sua planta, localizada em Jaboatão dos Guararapes (PE), para reduzir a pressão de custos dos insumos. “Cerca de 70% de nossas matérias-primas são dolarizadas, por isso o câmbio representa um impacto grande nos custos. Com um mercado em uma situação de pouco aquecimento, fica difícil repassar”, esclarece.O executivo acredita em uma retomada da construção civil ao longo do ano. “O sentimento geral de nossos clientes é de extremo otimismo com o País e com a nova situação política. Temos certeza que vai haver uma melhoria do mercado que vai beneficiar a indústria. Mas isso ainda não se refletiu nas vendas.” Franquias A Franpaint aposta em um modelo de franquias de fábricas de tintas. “A ideia é oferecer suporte desde a implementação industrial até o marketing digital, passando pelo treinamento. Além disso, a marca tem parcerias com fornecedores de equipamentos, matérias-primas e embalagens”, explica o diretor de operações Manfred Wimber.Ele conta que trabalha há quase 20 anos na indústria e desenvolveu o projeto para fornecer know-how a clientes do varejo. “Durante a crise, vimos várias lojas fechando ou tendo problemas. Dando esse suporte, tornamos o cliente mais competitivo e ajudamos o mercado”, conta.Wimber explica que o investimento inicial necessário para se tornar um franqueado é de R$ 550 mil reais. “Isso inclui máquinas, matéria-prima, sistema operacional e formulações. A capacidade é de cerca de dois mil baldes por mês ou 50 mil litros de tinta.”A unidade piloto está localizada em Diadema (SP). “Essa fábrica é maior, recebeu um investimento de R$ 4 milhões e tem capacidade para 111 mil baldes. Foi feita para difundir a marca e realizar os treinamentos”, observa. A expectativa da Franpaint é ter um total de seis franquias até o final do ano. “Teremos mais uma em São Luís [MA] e estamos em negociação com mais cinco estados. Além disso, vamos ter uma franquia na Bolívia”, destaca. O executivo assinala que a empresa não exige exclusividade dos varejistas franqueados. “Eles podem vender o que quiser. O nosso preço é mais competitivo e a qualidade do produto é premium. O lojista vai perceber que é vantajoso.”Além do investimento inicial, a empresa recebe uma taxa de 3% de royalties do produto e uma de marketing de 1%. A previsão de retorno do investimento para o franqueado é de 10 a 24 meses.
DCI - 03/05/2019
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