terça-feira, 15 de janeiro, 2019

Escolas bilíngues iniciam expansão além dos grandes centros urbanos

Após um forte movimento de expansão nos grandes centros urbanos brasileiros, as instituições de ensino bilíngue miram cidades de pequeno e médio porte para reduzir custos e continuar aumentando o número de unidades. “Atualmente, temos cerca de 106 unidades. Até o final do ano, devemos chegar em 140 escolas. Nosso foco a partir de agora são as cidades pequenas e médias, que têm entre 500 mil e 600 mil habitantes”, disse o CEO na América Latina da rede de ensino Maple Bear, Arno Krug.De acordo com o executivo, a atuação fora dos grandes centros urbanos tem como principal objetivo atender famílias em busca de ensino bilíngue a um preço não tão elevado. “O custo das cidades menores para iniciar uma operação também é mais baixo e, consequentemente, ajuda nesse processo de expansão”, afirma Krug, lembrando que nas capitais a mensalidade gira em torno de R$ 2,8 mil, enquanto que no interior fica em uma média de 2,2 mil.Ele conta que o método de ensino da instituição é canadense, mas está de acordo com a base curricular prevista pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). “Normalmente, quando um professor é contratado, ele passa por um processo de adaptação ao método de ensino canadense. Por dois anos, esse profissional trabalha como assistente”, declara Krug. O executivo menciona que esse docente recém-contratado é avaliado por educadores canadenses que vêm ao Brasil com a finalidade específica de verificar se a metodologia está sendo aplicada corretamente. Com cerca de 25 mil alunos matriculados na rede, o CEO da rede Maple Bear afirma que mais de 80% dos alunos optam por ficar no Brasil após a conclusão do ensino médio. Porém, segundo ele, os estudantes que planejam entrar em alguma faculdade canadense ou norte-americana podem personalizar a grade curricular como preparo para o ingresso em universidades estrangeiras. “Temos algumas matérias optativas que permitem que o estudante monte parte da grade. Porém, existem alguns conteúdos que são fixos”, relata Krug. Até o final deste ano, a previsão é de crescimento de 30% no número de alunos matriculados na rede. Além disso, Krug diz que na educação infantil o ensino é completamente realizado em inglês e, conforme o aluno vai passando para séries superiores, existe uma mescla entre conteúdos na língua inglesa e no português na grade.Outro exemplo de escola de origem canadense com planos de expansão para os próximos anos é o Colégio Brasil Canadá. “Percebemos que nos últimos anos o ensino bilíngue tem se tornado mais ‘democrático’, chegando às regiões mais longínquas e menores. Os pais que não tiveram acesso a esse tipo de ensino agora têm o desejo de proporcionar isso para seus filhos”, afirma o sócio da rede de escolas bilíngue, Sidney Eduardo Kalaes. Ele diz que a rede tem cinco unidades, localizadas nas cidades de São Paulo, Brasília, Mogi das Cruzes e em Americana. Segundo Kalaes, uma das estratégias de “rápida expansão” se dará por meio da conversão de bandeiras de instituições de ensino já existentes, quando passam a usar o nome e o método de ensino do Colégio Brasil Canadá. A mensalidade das unidades já existentes vai de R$ 1,8 mil a R$ 2 mil. “Criamos um programa de capacitação para os professores aprenderem o inglês nas escolas convertidas”, diz o executivo, ressaltando que o modelo de expansão é mais barato pois aproveita a estrutura já existente sem a necessidade de construção de novas instalações escolares. Unidades em Santos, Alphaville, São Caetano do Sul e Guarulhos (SP) devem ser abertas nesse ano. Para a sócia das escolas bilíngues Garatuja e Builders, Ana Paula Mustafá, o recente crescimento desse mercado está ligado também à preocupação dos professores recém-formados na qualificação em uma língua estrangeira. “Antes, esse perfil de funcionário era raro. Hoje em dia, vemos profissionais muito bem preparados e correndo atrás de novos idiomas”, disse ela, lembrando a possibilidade de expansão da marca para Salvador (BA) e Florianópolis (SC).
DCI - 15/01/2019
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