terça-feira, 06 de junho, 2017

Serviços voltam a cair após melhora fugaz

São Paulo - O Índice de Atividades de negócios (PMI) de serviços medido pela IHS Markit voltou a apresentar variação negativa durante maio após reverter, em abril, uma sucessão de 26 meses de queda seguidos.
O setor encerrou o quinto mês do ano com 49,2 pontos ante 50,3 em abril, retornando ao patamar que configura retração - ou abaixo dos 50 pontos. O PMI de indústia, por sua vez, se manteve acima da linha divisória, passando de 50,1 para 52.
O movimento do setor de serviços foi classificado pela economista da IHS Markit, Pollyanna de Lima, como "decepcionante após [o setor] ter mostrado sinais de revitalização da pior recessão já registrada". De acordo com ela, "um crescimento fraco da quantidade de novos trabalhos foi insuficiente para levar as empresas a aumentar a atividade". A economista ainda destacou preocupações com a falta de segurança pública e com incerteza política como fatores que impulsionaram a queda.
Durante maio, o índice de empresas que reduziram a força de trabalho atingiu 14% das ouvidas (refletindo necessidade de corte em custos operacionais), enquanto aquelas que aumentaram as equipes ficaram em 7%. Segundo a Markit, a taxa de perda de empregos do setor de serviços foi "a mais fraca em dois anos"; ainda assim, o indicador foi classificado como sólido.
A retração do setor em maio ocorreu apesar do volume de novos negócios recebidos ter crescido pelo quarto mês consecutivo - ainda que em ritmo mais lento ao percebido no mês anterior.
A consultoria ainda apontou que os encargos de custo médio dos prestadores cresceram novamente, impulsionados pela alta de insumos como combustíveis e papel. Tais custos foram repassados para os clientes, gerando uma inflação "modesta" ante abril.
Na análise de setores, Pollyanna de Lima destacou o segmento de Hotéis e Restaurantes como o dono do pior desempenho, "com o volume de negócios e atividade caindo acentuadamente em maio". Por outro lado, os setores Correios e Telecomunicações e Intermediação Financeira apresentaram avanço na produção durante o mesmo mês.
DCI - 06/06/2017
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP