quarta-feira, 05 de abril, 2017

Consumo de energia sobe 0,2% em fevereiro

O consumo de energia elétrica no País alcançou 38.593 GWh (gigawatts-hora) em fevereiro, 0,2% acima do apurado no mesmo mês do ano passado. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética), na edição da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica do mês.
Ao detalhar o desempenho por setor, a EPE informou que o pior resultado de consumo partiu do industrial, com recuo de 0,9%, registrando 13.368 GWh no mês. Além de um dia útil a menos em fevereiro deste ano em relação a igual período no ano passado, a entidade comentou que houve piora nas expectativas do setor. O ICI (Indicador de Confiança da Indústria) divulgado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) caiu 1,2 ponto, após avançar 4,3 pontos em janeiro.
Houve também desempenho menos favorável em outros indicadores de atividade econômica em fevereiro. Entre os citados pela entidade estão recuo de 4,7% na demanda por crédito pelas indústrias, de acordo com o Serasa Experian; retração nos desembolsos para a indústria do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social); e produção industrial em trajetória de queda, de acordo com avaliação da CNI (Confederação Nacional da Indústria), entre outros.
O comércio também apresentou recuo, de 0,5% em fevereiro, para 7.680 GWh. Todos os Estados registraram queda no consumo de energia, com destaque para Paraná (-1,1%), Santa Catarina (-0,2%) e Rio Grande do Sul (-0,2%).
“Ainda que no mês de fevereiro tenham sido registradas temperaturas até 7°C acima da média climatológica na região, esse fator não foi suficiente para compensar a contração na classe. Sob a ótica econômica, os dados divulgados pela CNC (Confederação Nacional do Comércio) contribuem para esclarecer a queda no consumo de eletricidade, pois dão conta de que no ano de 2016 foram fechados 21,5 mil estabelecimentos comerciais no Sul do País, o que equivaleu a aproximadamente 20% do total, e, de acordo com a CNC, o movimento foi mais intenso no segundo semestre do ano”, detalhou a EPE.
Em contrapartida, a classe residencial mostrou expansão de 0,6% no consumo de energia elétrica, em fevereiro deste ano em comparação com igual mês do ano passado, para 11.421 GWh. Mas, para a EPE, o desempenho, embora positivo, foi fraco.
Supermercado Moderno - 04/04/2017
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP