segunda-feira, 06 de novembro, 2017

Dufry cresce no ano e reforça foco na redução de dívidas e mudança de lojas

São Paulo - A Dufry, operadora global de lojas em aeroportos, reportou nos primeiros nove meses deste ano crescimento tanto da receita quanto do lucro líquido, que avançou mais de três vezes, na comparação anual. Para os próximos trimestres, o foco será na geração de caixa, diminuição da alavancagem, e continuidade do processo de implantação do conceito 'nova geração' nas lojas do grupo. O diretor presidente da Dufry - grupo que detém marcas como a Duty Free e Duty Paid -, Julián Díaz, afirmou que a empresa vem diminuindo a alavancagem e que o objetivo no médio prazo é atingir uma relação dívida líquida/ebitda abaixo de 3 vezes. Ao final de setembro, a proporção chegou a 3,45 vezes, uma redução de 0,23 ponto percentual em relação ao mês de junho deste ano. A diminuição se deu por uma redução considerável da dívida líquida do grupo, que passou de 3,62 bilhões de francos suíços a 3,47 bilhões. Em relação as mudanças nas lojas, o comando da empresa explicou, em teleconferência com analistas, que o conceito da 'nova geração', que inclui um formato mais moderno e uma experiência mais digital e personalizada para o consumidor, já foi implementado nas lojas de Melbourne (Austrália), e de Madrid (Espanha). As duas foram as primeiras a receber o novo conceito, mas a empresa informou que nos próximos trimestres o modelo será levado também para as unidades do aeroporto de Heathrow, em Londres (Inglaterra), de Zurique (Suíça) e de Cancun (México). "As lojas 'nova geração' proporcionam uma experiência única, incluindo a digitalização dos colaboradores para atender melhor os clientes, além de permitir adaptar mensagens e promoções para os diferentes perfis de viajantes presentes nos aeroportos", explicou o presidente da Dufry. No período de janeiro a setembro deste ano, a empresa suíça ampliou em mais de 20.500 m² a área de vendas brutas, entre inaugurações de novas lojas e expansões. A maior parte das ampliações se deu na América Latina (29%), seguida pela América do Norte (26%). Durante a teleconferência, o presidente da Dufry ressaltou ainda que o grupo segue estudando a ideia de realizar um IPO (oferta pública inicial de ações) no mercado norte-americano. Hoje, a companhia está listada apenas nas bolsas de valores da Suíça e do Brasil. "Seguimos considerando a ideia, mas a decisão ainda não foi tomada. Tudo continua aberto e depende de várias circunstâncias", afirmou Díaz. Receita e lucro líquido Nos primeiros nove meses do ano, a receita líquida da Dufry, considerando todos os mercados em que a empresa atua, cresceu 6,7%, para 6,27 bilhões de francos suíços. Parte do crescimento foi impulsionado pelo forte crescimento orgânico, de praticamente 8%. Das regiões em que o grupo opera a que apresentou a maior expansão foi a América Latina, que viu um avanço de 13% na receita líquida. A empresa destacou o desempenho positivo do Brasil, Uruguai, Chile, Peru e da República Dominicana. Além do forte desempenho das operações localizadas na América Latina, a companhia destacou que contribuiu para o resultado a temporada muito boa de verão na Europa e a aceleração do avanço na Ásia. Já o lucro líquido apresentou no período um crescimento de 308%, passando de 29,9 milhões de francos suíços para 122 milhões de francos suíços. A companhia explicou que, devido à alta sazonalidade do negócio, o segundo semestre do ano é consideravelmente mais forte em termos de lucratividade. O lucro líquido atribuído aos acionistas ficou em 84,7 milhões de francos suíços.
DCI – 01/11/2017
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