sexta-feira, 24 de junho, 2016

Apelo à emoção aumenta vendas de itens para bebês

A compra de produtos infantis é um momento de prazer para as mulheres, afirma a fabricante J&J. Para as shoppers, a loja é considerada uma fonte importante de informações. Nela, ficam sabendo as novidades e estreitam o vínculo com a categoria. Por essa razão, diz a indústria, é importante criar um ambiente agradável no supermercado e dar destaque a novidades e a dicas para cuidar dos filhos. Lojas com mais espaço podem continuar apostando no “Cantinho” ou “Mundo” do bebê, ainda eficiente por oferecer uma solução de consumo.
Outra recomendação da empresa é sinalizar bem os segmentos que compõem o momento de higiene, pois fazem parte rotina diária de mães e bebês. Os produtos devem estar sempre organizados nas gôndolas, para facilitar a compra. Essas iniciativas contribuem para criar um ambiente atrativo no supermercado, satisfazer a cliente e fidelizá-la.
Entre os produtos que compõem a linha de banho infantil, os critérios de compra (árvore de decisão) da shopper são: rotina de uso, idade e marca. A partir disso, a J&J recomenda, na hora expor, trabalhar com dois grupos. Um formado por itens de pós-banho e banho e outro por específicos e de troca. Feito isso, os passos a serem seguidos são:
• Dentro do primeiro grupo separe os sabonetes, colocando-os na parte inferior da gôndola
• Com os demais produtos de pós-banho e banho agrupe por idade: 0 a 2 anos, 2 ou +, etc. Para isso, observe as ilustrações e descrições nas embalagens. Se elas tiverem imagens de bebês, bichinhos vestindo fraldas ou a palavra “baby/bebê”, normalmente são destinadas ao público até 2 anos. Caso as embalagens tragam cores mais fortes, formatos diferenciados ou personagens conhecidos, geralmente os produtos são destinados a crianças acima de 2 anos
• O passo seguinte é, em cada bloco de idade, agrupar os produtos por marca
• Uma recomendação é as versões com embalagens maiores ficarem expostas antes da mesma variante de embalagem menor, conforme o fluxo de pessoas
• Há a oportunidade de migrar as vendas de sabonetes em barra (grande gerador de tráfego para a categoria) para os líquidos. Isso ajuda a elevar o tíquete médio. Para isso, a J&J diz que o ideal é separar os sabonetes de acordo com o formato. Nesse caso, exponha os líquidos logo acima da versão em barra
• No grupo troca e específicos, a estratégia é semelhante. O agrupamento deve ser feito conforme cada subsegmento: específicos, troca e lenços umedecidos
Supermercado Moderno
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