quarta-feira, 18 de maio, 2016

Lenovo transfere produção de PCs após fechamento de fábrica em Itu

A Lenovo confirmou nesta segunda-feira (16) o fechamento da fábrica de computadores e Data Centers instalada na cidade de Itu (SP). A produção será levada para um complexo industrial na cidade de Indaiatuba (SP). "A mudança visa garantir a sustentabilidade dos negócios da companhia no país diante do desafiador cenário da economia nacional, principalmente no que se refere ao segmento de PCs", afirma o diretor executivo de operações da empresa, Ricardo Bloj em entrevista ao G1.
Além da linha de produção do portfólio de PCs e Data Centers, o que inclui storages e servidores, as instalações de 325 mil metros quadrados na rodovia SP-75 em Itu, que serão fechadas, abrigam também o centro de distribuição da fabricante chinesa. Com um investimento anunciado em US$ 30 milhões, a empresa começou a operar na cidade em 2012.
A nova fábrica, instalada a cerca de 50 km do atual endereço na mesma rodovia, deve começar a operar no segundo semestre deste ano.
A empresa chinesa não informou se haverá redução de custo com a mudança para o novo endereço por ser considerada um "dado estratégico de produção". A quantidade de computadores e Data Centers produzidos também não foi revelada.
Evitar demissões
Ainda segundo o diretor executivo de operações, a companhia desenvolveu um plano para evitar a demissões entre os atuais 600 trabalhadores. Funcionários ouvidos pelo G1 confirmaram que a empresa ofereceu transporte até a nova fábrica e um bônus salarial.
"Não haverá demissões e estamos incentivando todos os funcionários atuais a nos acompanharem. Ainda não sabemos a quantidade de novas vagas que poderão ser geradas, pois tudo irá depender do processo de transferência da fábrica e a situação do mercado de PCs", diz Bloj.
Em nota, a Prefeitura de Itu afirmou que foi comunicada pela empresa sobre a transfêrencia da planta por conta de um desacordo relativo ao valor do aluguel do imóvel usado pela Lenovo na cidade. "O impacto direto das demissões deverá ser evitado com a manutenção dos empregos, conforme compromisso assumido com a administração", encerra a nota.
No ano passado, a empresa chinesa que é considerada a maior fabricante mundial de computadores pessoais anunciou a demissão de 3,2 mil de funcionários após registrar queda de 51% no lucro líquido do segundo trimestre de 2015.
Na época, o Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região divulgou que 75 funcionários das áreas administrativa e produção foram demitidos na planta instalada na cidade. Já a Lenovo afirmou que não foram registradas demissões no município. "A capacidade atual em Itu está adequada a demanda de produção."
Queda nas vendas
A venda de computadores de todas as fábricas em 2015 caiu 10,4% em todo o mundo, segundo informações da consultoria IDC divulgadas neste ano. Com 277,5 milhões de unidades comercializadas no ano passado, o mercado de PCs ficou abaixo das 300 milhões de aparelhos pela primeira vez desde 2008 e teve o maior recuo da história, afirma a consultoria que há mais de 50 anos acompanha o mercado de tecnologia.
No Brasil, a queda foi ainda maior, chegando a 36%. A comercialização de 6,6 milhões de unidades é o pior resultado desde 2005. O preço médio, por outro lado, ficou 37% mais caro. Segundo a IDC, as altas do dólar e da taxa de desemprego influenciaram no desempenho dos computadores. Para 2016, a IDC espera nova queda nas vendas, de 18%, e aumento de 20% no desembolso dos clientes por cliente.
G1 – 17/05/16
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP