segunda-feira, 18 de janeiro, 2016

Venda de PCs cai 8% em 2015, diz Gartner

As vendas de PCs ao redor do mundo totalizaram 288,7 milhões de unidades, uma queda de 8% em relação a 2014, segundo a empresa de pesquisa Gartner.
"O 4º trimestre ficou marcado como o quinto período consecutivo de queda nas vendas", disse Mikako Kitagawa, analista do Gartner. "O fim do ano não alavancou a demanda, indicando mudanças no perfil de compras dos consumidores. Pelo lado das empresas, o Windows 10 recebeu boas avaliações, mas, como esperado, a migração foi menor no 4º trimestre na medida em que as empresas começaram a fazer testes para sua adoção", completou. De acordo com o Gartner, as vendas entre outubro e dezembro caíram 8,3%, para 75,7 milhões de unidades.
De acordo com Kitagawa, todas as regiões apresentaram queda em 2015. A valorização do dólar impactou o desempenho na Europa, Oriente Médio e África (EMEA) e também no Japão e na América Latina, fazendo com que a venda caísse 10% nessas regiões.
Entre os grandes fabricantes de PCs, o único que apresentou crescimento de vendas no 4º trimestre foi a Apple. A dona do iPhone avançou 2,8% em relação ao mesmo período de 2014, chegando a 5,67 milhões de unidades. A líder do mercado, a chinesa Lenovo, registrou queda de participação pelo terceiro trimestre consecutivo. O volume de 15,38 milhões de unidades foi 4,2% inferior ao do 4º trimestre de 2014.
Para 2016, o Gartner projeta retração no mercado de PCs, mas em um ritmo mais ameno: 1%. Na avaliação de Kitagawa, o mercado de PCs ainda passa por uma mudança estrutural que vai reduzir o número de equipamentos em uso nos próximos anos. A mudança a que ele se refere é o avanço de novas categorias de produtos, como smartphones, tablets e, mais recentemente, os computadores de vestir. Mais baratos e mais portáteis que os PCs, os dispositivos estão atraindo mais a atenção dos consumidores.
Outra empresa de pesquisa, a IDC, traçou um cenário mais promissor para 2016. A expectativa é que o mercado avance de 1% a 2%. Anteriormente, a companhia projetava retração de 3,1%. O otimismo está baseado no avanço de dispositivos como o Surface, da Microsoft - que têm um teclado destacável e podem ser usados como tablets ou notebooks. Na feira de tecnologia CES, semana passada, Samsung e Dell apresentaram modelos desse tipo. Em 2015, a IDC registrou retração de 10% no mercado de PCs, com 276,2 milhões de unidades. Foi a primeira vez, desde 2008, que as vendas ficaram abaixo de 300 milhões de unidades.
Valor Econômico
Produtos relacionados
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP