quinta-feira, 05 de março, 2015

Josapar prevê aumento nas vendas de arroz

Líder em vendas de arroz no Brasil com a marca Tio João, a gaúcha Josapar, uma das maiores beneficiadoras de arroz e feijão do País, geralmente não vislumbra grandes saltos nesse mercado, caracterizado por se retrair toda vez que a renda da população cresce. Mas o desaquecimento da economia brasileira neste ano tende a manter aquecida a demanda pelo produto, afirma Augusto Lauro de Oliveira Junior, vice-presidente da companhia.
Nos últimos cinco anos, o consumo de arroz no Brasil andou de lado, na casa das 12 milhões de toneladas, bem próximo da produção interna, também nesse patamar, conforme dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). "As proteínas estão mais caras e a renda da população, menor. É natural a migração para arroz, feijão e massas", diz.
Por outro lado, essa migração deve prejudicar o crescimento dos produtos de maior valor agregado que a Josapar inseriu no seu portfólio nas últimas duas décadas: os alimentos funcionais. Com uma margem 15% maior do que a de produtos convencionais, como o arroz e o feijão, a linha de funcionais é uma aposta da companhia para fisgar consumidores com alguma intolerância alimentar, em especial as relacionadas à ingestão de lactose e glúten. "Mas a perda de poder aquisitivo tende a impactar a venda de produtos de maior valor agregado", avalia o executivo, sem fazer projeções.
Diferentemente da sua maior concorrente, a Camil Alimentos, a Josapar não partiu para a internacionalização de seus negócios. A empresa, que faturou R$ 1,120 bilhão em 2013 (dado anual mais recente disponível), decidiu há alguns anos diversificar sua atuação no próprio mercado interno. Os alimentos funcionais e com maior valor agregado representaram 15% do faturamento da companhia em 2013.
Ainda assim, o arroz segue como carro-chefe da companhia, com 60% de participação no faturamento. A Josapar ainda não divulgou os resultados referentes ao último trimestre de 2014. Mas, de janeiro a setembro, o faturamento foi de R$ 828,9 milhões, 2,8% acima dos R$ 806,2 milhões do igual período de 2013.
Valor Economico
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP