terça-feira, 22 de dezembro, 2015

Fabricante de bebidas Kirin anuncia baixa contábil de R$ 3,8 bilhões

A fabricante japonesa de bebidas Kirin anunciou uma baixa contábil de R$ 3,88 bilhões (141,2 bilhões de ienes) no Brasil em 2015, citando a deterioração econômica, a queda do volume de vendas, o aumento de custos e os efeitos do câmbio. A empresa revisou a projeção de lucro global de 58 bilhões de ienes, feita no fim de outubro, para um prejuízo de 56 bilhões de ienes (US$ 462,2 milhões) no ano.
"É estimado um aumento de custos, em parte porque a Brasil Kirin está conduzindo sua estratégia de preços e a atividade de vendas em resposta à tendência de consumo e de seus competidores, e parcialmente porque as reservas para perdas foram feitas de forma conservadora neste ano fiscal em relação a recebíveis devidos por uma certa atacadista", explica a empresa em comunicado.
A Kirin reduziu a projeção de lucro operacional de 130 bilhões de ienes para 122 bilhões de ienes (US$ 1 bilhão) em 2015.
"Em um cenário de deterioração das condições econômicas brasileiras, o consumo estagnou, a competição se intensificou, a moeda local se depreciou mais. Para refletir as mudanças no ambiente, o recuo do volume de vendas da Brasil Kirin e a queda nos níveis de lucro, o valor dos ativos foi reavaliado com base nos padrões de relatórios financeiros internacionais (IFRS) adotados no Brasil", informou a Kirin
A companhia afirma que está fazendo auditorias, mas a baixa contábil está relacionada com o ágio da aquisição da Brasil Kirin e outros ativos.
A baixa contábil de R$ 3,8 bilhões anunciada pela fabricante de bebidas japonesa Kirin no Brasil corresponde a pouco menos da receita anual da empresa no país em 2014. O resultado reflete queda nas vendas, alta dos custos e câmbio adverso no Brasil. Com
A Brasil Kirin encerrou 2014 com receita operacional líquida de R$ 3,987 bilhões, aumento de 1% na comparação anual. O volume produzido atingiu 30 milhões de hectolitros, queda de 9%.
A unidade brasileira saiu de um prejuízo de mais de R$ 65 milhões em 2013 para lucro de R$ 23 milhões em 2014, apoiada em um portfólio com maior rentabilidade.
Em relatório de resultados publicado em 2014, a Brasil Kirin afirma que desenhou no ano passado um novo formato de trabalho com foco na distribuição e comercialização, para crescer de forma sustentada no Brasil.
A Kirin entrou no Brasil em 2011 ao comprar a Schincariol por R$ 3,95 bilhões, na época. A companhia é dona de marcas de cerveja como Schin, Devassa, Glacial e Cintra, além dos refrigerantes Viva Shin e Itubaína.
Valor Econômico – 21/12/2015
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