quarta-feira, 28 de janeiro, 2015

Novos fabricantes entram no mercado de higiene infantil

Cortar gastos com o bebê é a última atitude dos pais em momento de retração econômica. É apostando nisso que marcas tradicionais de produtos para os pequenos, que vão de chupetas a brinquedos, estão ampliando suas linhas e entrando em novas categorias. A bola da vez são os produtos de higiene e cuidados corporais.
Segundo a Euromonitor, em 2013 o mercado de higiene e cuidados corporais para bebês faturou US$ 1,8 bilhão. Em 2008 esse valor era de US$ 1 bilhão. Para 2018 a projeção é que o volume chegue a US$ 3 bilhões.
Líder na venda de chupetas, a Lillo acaba de lançar a linha Lillo Baby cosméticos, com xampu, condicionador, sabonete líquido e lenço umedecido. A marca faz parte do portfólio do grupo americano Jarden Corporation, mas os produtos foram totalmente desenvolvidos por aqui. "É um mercado concorrido, mas temos uma marca consolidada que a mãe já conhece, portanto, isso oferece legitimidade", afirma Rosana Fiorelli, gerente de marketing da marca. Os produtos são fabricados na unidade da Lillo no Rio de Janeiro.
Outra marca do grupo Jarden, a Nuk, que tem origem alemã e é conhecida dos pais pelas chupetas e mamadeiras, começou a vender no segundo semestre de 2014 a linha Nuk Care no Brasil. No rol de produtos, feitos na França com extratos marinhos, estão gel em espuma, água para limpeza, leite para limpeza e creme nutriprotetor. "Os produtos foram lançados em dois países emergentes, Brasil e China. A avaliação foi que os consumidores estão dispostos a acessar produtos mais premium e, principalmente, de marcas europeias", explica Carolina Digrigoli, gerente de marketing da Nuk.
Reconhecida pelos brinquedos, a Fisher Price, empresa da Mattel, lançou sua linha em 2013 em parceria com a brasileira Biotropic, de cosméticos. Satisfeita com o resultado, a multinacional quer elevar o número de itens. "Essa ampliação do portfólio no segmento de higiene e beleza permite à Mattel o acesso a pontos de venda diversificados em todas as regiões do país", afirma Philippe Bost, diretor de produtos de consumo da Mattel do Brasil. "A linha foi produzida para o mercado brasileiro."
A indústria tradicional de itens de higiene infantil também não estão parados. Em 2014, a Johnson Baby lançou uma linha para recém-nascidos. "Era uma parte do mercado que ainda não atendíamos", afirma José Cirilo Teixeira, diretor de marketing da Johnson & Johnson.
Supermercado Moderno / Valor
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