quinta-feira, 06 de março, 2014

Venda de carros mantém ritmo de alta

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) - entidade que representa as concessionárias do setor - divulgou ontem os números sobre vendas de veículos relativas a fevereiro, em que confirma a esperada queda nas vendas em relação a um mês antes - quando os números foram impulsionados pela busca por impostos menores nos carros em estoque. Apesar da queda mensal, a entidade continua registrando crescimento nas vendas na comparação com 2013.
No início de 2014, os números tinham sido influenciados pela corrida de consumidores às concessionárias atrás dos últimos carros em estoque com alíquota menor do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Mas esse catalisador já dá sinais de esgotamento. Em fevereiro, o número de emplacamentos de carros e comerciais leves caiu 17,95% em relação ao mês imediatamente anterior, para 245,9 mil unidades.
Em relação a 2013, no entanto, o número de vendas em fevereiro cresceu 10,55%, beneficiado pelo fato do Carnaval este ano ser em março. Analisando só o emplacamento de automóveis, houve alta de 6,5% em relação a um ano antes, para 182,6 mil unidades. A venda de comerciais leves apresentou forte aumento de 24% sobre um ano antes, para 63 mil unidades.
Quando analisado o primeiro bimestre de 2014, houve crescimento de 5,08% em relação a um ano antes - para 545,6 mil unidades. "Apesar da antecipação de compras em janeiro, mês em que ainda havia estoque de veículos com redução maior do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), os dois primeiros meses do ano foram positivos se compararmos com o mesmo período de 2013", afirmou o presidente da Fenabrave, Flávio Meneghetti, em texto divulgado pela entidade.
Além de automóveis e utilitários, a Fenabrave ainda reúne dados sobre caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários. Em fevereiro, o número total de emplacamentos caiu 14,52% em relação ao mês imediatamente anterior, para 393,1 mil unidades. Em relação a um ano antes, o número de vendas em fevereiro cresceu 12,73%. Os emplacamentos que mais apresentaram crescimento nessa comparação foram veículos comerciais leves e motos.
O levantamento da Fenabrave mostra ainda que as vendas de ônibus e caminhões somaram 13,4 mil unidades, o que representa um crescimento de 6,4% em relação a um ano antes. Motos cresceram 17,2% na comparação, para 119,5 mil unidades. Implementos rodoviários cresceram 8,1%, para 4,6 mil unidades.
Em automóveis, o balanço da Fenabrave aponta que a Fiat mantém a liderança nas vendas, com participação de mercado de 22,4% em fevereiro. A Volkswagen vem em segundo lugar, com 19,1% de participação. Em seguida, estão GM (18,3%), Ford (8,1%), Hyundai (7,5%), Renault (6,2%), Honda (4,7%), Toyota (4,2%), Citroën (2,5%), Nissan (1,9%) e outros.
Em comerciais leves, as vendas também foram lideradas pela Fiat, com 26,8% de participação. A GM está em segundo lugar, com 14,2%. Também estão na lista a Volkswagen (12%), Ford (9,5%), Renault (6,7%), Toyota (também com 6,7%), Mitsubishi (6,6%), Hyundai (4,8%), KIA (1,7%), Nissan (1,2%) e outros.
Em caminhões, as vendas foram lideradas pela Volkswagen, com 25,8%. Em seguida, estão Mercedes-Benz (24,3%), Volvo (15,7%), Ford (13,2%), Scania (12%), Iveco (6,1%) e outros.
Valor Econômico - 06/03/2014
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