sexta-feira, 21 de março, 2014

Suzano Papel e Celulose inaugura nova fábrica

A Suzano Papel e Celulose inaugurou a unidade Maranhão, no município de Imperatriz, uma das fábricas de celulose mais modernas do mundo, com capacidade produtiva de 1,5 milhão de toneladas/ano e geração de excedente de energia de 100 MW.
Anunciada em 2008, a nova unidade entrou em operação em dezembro passado, dentro do cronograma e do orçamento previsto, e sua inauguração marca o início das comemorações dos 90 anos do Grupo Suzano e da Suzano Papel e Celulose, segunda maior produtora global de celulose de eucalipto.
Com investimento total de US$ 3 bilhões na área industrial e formação da base florestal, a fábrica atenderá, prioritariamente, os mercados europeu e norte-americano. Referência em tecnologia de ponta, a Unidade Imperatriz conta com duas secadoras e dois fornos de cal, que possibilitam maior flexibilidade operacional, maior estabilidade na produção e menores custos.
Para colocar a unidade em funcionamento, a Suzano contou com reconhecidos fornecedores de serviços e equipamentos, como Metso, Siemens, Pöyry, entre outros. Ao todo, cerca de 700 fornecedores estiveram envolvidos no projeto, dos quais 40% são do Maranhão.
A “curva de aprendizagem” do projeto é garantida em contrato com os fornecedores de equipamentos por 18 meses e a expectativa é que a Unidade Imperatriz alcance produção de 1,1 milhão de toneladas ao final do primeiro ano.
Para escoar a celulose, serão utilizados um ramal ferroviário próprio de 28 quilômetros e as ferrovias Norte-Sul e Carajás, estas duas administradas pela Vale. A carga não sofrerá transbordo até o Porto do Itaqui, por onde será exportada. “A Unidade Imperatriz tem importantes vantagens competitivas garantidas por seus diferenciais estruturais e a logística de escoamento 100% ferroviária, com exportação via Porto de Itaqui, é um dos mais relevantes, garantindo menor distância aos mercados que serão atendidos”, afirma Walter Schalka, presidente da Suzano Papel e Celulose.
Em fevereiro deste ano, foi realizado o primeiro embarque da celulose produzida na Unidade Imperatriz, com destino aos Estados Unidos. Foram enviadas 11,9 mil toneladas a três portos distintos.
A fábrica em Imperatriz ocupa uma área total de 1,5 milhão de m2, sendo 96 mil m2 de área construída.
EmbaNews - 21/03/2014
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP