segunda-feira, 31 de março, 2014

Índia analisa contas da Nokia e pode atrasar negócio com Microsoft

SÃO PAULO - O governo da Índia indicou um comitê especial de auditoria para analisar as contas da Nokia no país, um passo que pode atrapalhar ainda mais os planos da companhia finlandesa de vender sua unidade de dispositivos e serviços para a Microsoft.
De acordo com as regras fiscais da Índia, o governo pode indicar o que é chamado de auditoria especial em uma empresa privada — geralmente usando um auditor externo —, se suspeitar que a companhia escondeu alguma receita, pagou menos impostos ou subvalorizou ativos.
A auditoria pode levar até seis meses para ser concluída.
“Um auditor externo vai ter que analisar as contas [já que o caso contra a Nokia é muito complexo]”, disse um alto oficial do governo ao “The Wall Street Journal”. “O auditor vai fazer uma avaliação da companhia e de suas transações”.
A Nokia confirmou que recebeu um pedido de auditoria especial das autoridades indianas. “Assim como em todas as discussões sobre tributação na Índia, a Nokia vai colaborar com as autoridades e, onde for necessário, irá se defender vigorosamente”, disse um porta-voz da companhia.
A Nokia já está sendo cobrada por impostos na Índia, uma conta que pode chegar a alguns milhões de dólares. Sua fábrica na região sudeste do país ainda está envolta em negociações com as autoridades, que bloquearam sua participação na negociação com a Microsoft.
A companhia finlandesa contestou a decisão, mas a Suprema Corte da Índia disse que a fabricante tem que pagar os impostos devidos antes que a fábrica seja transferida para a Microsoft.
Valor Econômico
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP