quinta-feira, 20 de março, 2014

BMW espera vender 2 milhões em 2014

Na quarta-feira, 19, o Grupo BMW apresentou em Munique, Alemanha, os resultados de 2013, traçou as projeções para este ano e comentou sobre a estratégia para o crescimento no longo prazo. Norbert Reithofer, presidente do conselho de administração da companhia, garantiu em sua apresentação que somente com visão para os próximos anos a companhia poderá permanecer na liderança global do segmento premium e sobreviver a possíveis turbulências na economia. O executivo reforçou o posicionamento da companhia não como uma fabricante de veículos, mas como fornecedora de soluções para a mobilidade.
Depois de encerrar 2013 com 1,96 milhão de carros vendidos, o grupo espera que 2014 traga novos recordes, com vendas globais que devem superar pela primeira vez na história a marca de 2 milhões de veículos, dois anos antes do previsto pela companhia. Reithofer garante que o excesso de confiança da companhia para os negócios este ano é justificado. “Nos primeiros dois meses de 2014 nós vendemos 274 mil carros, mais do que qualquer um dos nossos concorrentes. Esse é o melhor início de ano que já tivemos.”
O resultado será puxado pelo lançamento de 16 novos modelos e atualização. O executivo acredita que este desempenho refletirá no lucro antes de impostos, “que terá expansão significativa este ano apesar das condições voláteis dos negócios”. Ainda assim, ele prevê que a empresa será impactada por grandes investimentos em tecnologia e pelo aumento das despesas com trabalhadores.
Reithofer lembrou da meta da empresa de se manter lucrativa para assim conseguir “transformar novas ideias em realidade”. Segundo o dirigente, o Grupo BMW continuará seguindo com afinco três preceitos: planejar com foco no longo prazo, seguir uma receita própria de sucesso e se manter pioneiro na indústria. “Sempre baseamos as nossas decisões no pensamento de longo prazo. O que os consumidores vão esperar de uma empresa de mobilidade daqui a dez ou 20 anos?” Com esta filosofia a companhia espera continuar acompanhando a expansão do mercado global de veículos, que somou 76 milhões de carros vendidos em 2013.
A empresa também mostrou otimismo acerca do plano de negócios para veículos elétricos. Além do elétrico i3, já no mercado, a marca começa a vender o esportivo híbrido i8. “As entregas começarão em junho na Alemanha, Estados Unidos, China e outros países. Nossos concessionários de todo o mundo garantem que irão facilmente vender cada uma das unidades que produzirmos”, conta Reithofer.
O presidente da companhia destacou a necessidade de encontrar equilíbrio em três aspectos para garantir o sucesso dos negócios: crescimento balanceado, inovação e sustentabilidade. A partir de 28 plantas produtivas o Grupo BMW vende seus produtos em 140 países. Reithofer reforçou a intenção de ampliar ainda mais essa presença, garantindo que a produção de veículos dê conta de atender os grandes mercados da Europa, Ásia e América.
Segundo ele, o enfraquecimento das vendas na Europa será compensado pelo crescimento dos Estados Unidos e da China, os dois maiores países consumidores de carros da marca. A organização fez ampliações recentes na capacidade produtiva destas regiões e agora se prepara para acelerar a fábrica brasileira em Araquari (SC). “Estamos investindo mais de € 200 milhões e criando 1,3 mil empregos”, lembrou o dirigente.
RESULTADOS DE 2013
O otimismo de Reithofer é fruto da performance positiva do Grupo BMW em 2013. A organização ampliou suas vendas globais em 6,4% considerando as marcas BMW, Mini e Rolls-Royce. A entrega de motocicletas avançou 8,3%, para 115,2 mil unidades. A performance garantiu lucro líquido de € 5,3 bilhões, 4,5% superior ao registrado em 2012.
Automotive Business - 19/03/2014
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