segunda-feira, 03 de fevereiro, 2014

Volkswagen faz aposta no up! como o Fusca do futuro

A Volkswagen do Brasil lança nesta semana o compacto up!, modelo que, nas palavras do presidente da empresa, Thomas Schmall, terá para a marca uma missão comparável à do Fusca, chamado de carro do povo. "A ideia é levar mobilidade para muitos brasileiros que ainda não têm condições de comprar um automóvel."
O carro terá como apelo o preço atraente em relação ao que há no mercado, ser moderno, econômico em gasto de combustível, seguro e, apesar de aparentemente pequeno, terá capacidade para cinco pessoas, enquanto o modelo europeu leva quatro passageiros.
O preço oficial será divulgado quarta-feira, quando o up! for lançado oficialmente em evento em Gramado (RS). Schmall só adianta que a versão com quatro portas, primeira a chegar ao mercado, vai custar "menos de R$ 29 mil". A de duas portas, que chegará ao longo do ano, será em média R$ 1,5 mil mais em conta, segundo analistas.
Com o up! (termo inglês que significa para o alto), a Volkswagen entra num segmento em que ainda não atuava, de carros pequenos, abaixo do Gol. Em faixa de preço, substituirá o antigo Gol G4, que deixou de ser produzido no fim do ano. O G5 custa a partir de R$ 31 mil.
Em categoria, é inovador, pois atua no segmento chamado de popular, mas tem elevado nível tecnológico, principalmente nas versões top. Além disso, foi considerado o compacto mais seguro do País em teste realizado pela Latin NCap e o mais econômico em gasto de combustível pelo Inmetro.
O up! terá seis versões, todas com motor 1.0, e começa a ser vendido em fevereiro. É visto como primordial na recuperação da marca Volkswagen, após registrar queda de 13,2% no ano passado, quando vendeu 666,7 mil automóveis e comerciais leves ante 768,3 mil em 2012. Entre as quatro grandes montadoras, foi a que apresentou maior declínio, num mercado total que caiu 1,5%, para 3,57 milhões de unidades.
Liderança. Analistas também veem o up! como importante peça no jogo da marca alemã para recuperar a liderança no mercado brasileiro, perdida em 2001 para a Fiat. Sobre esse tema, Schmall desconversa. "Participação no mercado não paga almoço, o que vale é o resultado (financeiro) da companhia."
Embora não divulgue números, o executivo diz que a Volkswagen encerrou 2013 com balanço positivo, similar ao resultado do ano anterior. Em vendas, o ranking brasileiro de automóveis e comerciais leves fechou com Fiat à frente (21,3% de participação), Volkswagen e General Motors muito próximas (com 18,6% e 18,1%, respectivamente) e Ford com 9,3%. O restante do bolo foi dividido entre as demais marcas.
O compacto up! foi desenvolvido na matriz do grupo e seu design é uma criação do brasileiro Marco Antonio Pavone, que há vários anos trabalha na Alemanha. O modelo foi lançado na Europa em 2011 e é fabricado apenas na Eslovênia, que abastece outros 50 países.
O Brasil é o segundo país a produzi-lo. É o primeiro carro da marca a ser feito em uma plataforma global, que serve de base para vários modelos que podem ser fabricados em qualquer parte do mundo. "Acabou a diferença entre a tecnologia usada no Brasil e de outros países", afirma Schmall. "O up! vai trazer a mesma tecnologia que temos em mercados mais avançados."
Todos os próximos lançamentos da marca seguirão essa estratégia, avisa o presidente da Volkswagen, repetindo discurso feito por outras marcas locais, como a Ford. O Golf será o próximo produto global e vai ser feito na fábrica do Paraná em 2015. Até o Gol, quando mudar de geração, em 2015, deixará de ser um modelo exclusivo do mercado brasileiro para ser um produto global. Essa globalização vai ajudar também a ampliar as exportações para além da América Latina, acredita Schmall.
Apesar de usar a mesma base mundial, a versão brasileira do up! passou por diversas alterações, coordenadas por profissionais brasileiros e alemães. Além de ter tecnologia flex e ter eliminado o tanquinho para gasolina usada na partida, é um pouco mais comprido e mais largo. "O porta-malas e o tanque de combustível também são maiores e ele é mais alto por causa das condições das estradas locais", informa Schmall.
A concorrência também terá muitas novidades no segmento dos compactos, embora não diretamente na categoria do up!, que mede 3,6 metros. O Uno, por exemplo, mede 3,77 metros. A Ford lança nas próximas semanas o novo Ka e a Nissan inicia a produção nacional do March no segundo trimestre. Em 2015, a Fiat terá seu compacto abaixo do Uno.
Além do up!, a Volkswagen terá pelo menos mais dois lançamentos importantes este ano, além de reestilizações. Schmall não dá detalhes, mas é dado como certo que um deles será a picape Saveiro com cabine dupla. Mais para a frente, provavelmente em 2016, também virão os derivados do up! - como o utilitário-esportivo compacto Tigun - e o sedã Santana, que continua no plano da companhia.
O Estado de São Paulo - 02/02/2014
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