sexta-feira, 21 de fevereiro, 2014

Herbalife cresce 34% no Brasil em 2013

As vendas da americana Herbalife, de produtos alimentícios para emagrecer, cresceram 34% no Brasil em 2013 em relação ao ano anterior. A receita ficou em torno de R$ 820 milhões no ano passado, segundo cálculos feitos pelo Valor com base em dados do balanço apresentado pela matriz nos Estados Unidos esta semana.
O forte crescimento, que representa uma aceleração em relação à alta de 20% nas vendas em reais registrada em 2012, foi atingido por conta de fatores externos e internos, segundo Gioji Okuhara, presidente da Herbalife no Brasil. "Com o aumento da renda, as pessoas saem mais para comer, comem errado e ganham peso", afirma.
Segundo o executivo, as estratégias da companhia têm dado certo, com a expansão da malha logística, os investimentos na marca e o lançamento de produtos brasileiros. Para 2014, Okuhara não projeta um crescimento "tão bom como o do ano passado", mas se mostra otimista.
A companhia iniciou este ano com uma capacidade produtiva 50% maior do que no ano passado no Brasil, com fabricantes terceirizados. A expectativa é ter metade da produção feita no país este ano. Há quatro anos, esse percentual era de 20%. O restante é importado dos Estados Unidos e da Europa.
Em 2013, a Herbalife dobrou o número de centros de distribuição regionais, com novos espaços em Cajamar (SP), Rio de Janeiro, Florianópolis e Recife. A empresa de venda direta também abriu oito filiais - locais onde os revendedores podem optar por pegar os produtos - e agora são 15 em 14 Estados de todas as regiões do país. "Pretendemos continuar a expansão em 2014 e estar presente na grande maioria dos Estados do Brasil. Devemos ter mais dez [filiais] este ano", disse Okuhara.
A estratégia de expansão no ano passado também incluiu a entrada em novas categorias, como nutrição esportiva e bebidas ricas em fibras, uma nova linha de cosméticos e sabores locais de shake (pó para preparo de bebida que promete controlar o peso). Segundo Okuhara, este ano o foco é fortalecer as categorias onde a empresa já atua. "Vemos grande potencial para desenvolver em várias regiões do Brasil os produtos atuais".
O shake é o carro-chefe da Herbalife e responde por 40% das vendas. Segundo a consultoria Euromonitor, a empresa tem 66% do mercado de produtos para o controle de peso que substituem a refeição no país.
A operação brasileira é uma das cinco maiores do grupo. Em dólares, a receita da subsidiária subiu 21% em 2013, impactada pela flutuação cambial. A receita líquida global foi de US$ 4,8 bilhões, em alta de 18%, e o lucro cresceu 14%, para US$ 527 milhões.
Valor Econômico - 20/02/2014
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