quinta-feira, 20 de fevereiro, 2014

Exportação de tabaco segue firme

As exportações brasileiras de tabaco somaram 627 mil toneladas e renderam US$ 3,27 bilhões em 2013, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco). A receita das vendas manteve o mesmo patamar do ano anterior, e, assim, o país novamente liderou os embarques globais.
"Temos mantido essa importante posição no mercado mundial desde 1993, graças à qualidade e integridade do produto que é comercializado. Outro forte fator concorrencial junto aos clientes internacionais é a produção sustentável conduzida no país, levada a sério por nossas empresas associadas", diz, em comunicado, o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke.

O tabaco produzido no Brasil foi exportado para 102 países no ano passado. A Bélgica liderou as compras, seguida pela China, que encabeçou o ranking em 2012. A posição belga se justifica pela localização estratégica do porto de Antuérpia, que como o porto de Roterdã, na Holanda, é uma importante porta de entrada de produtos importados na Europa.
A União Europeia foi o principal mercado comprador. O bloco absorveu 42% dos embarques brasileiros, seguido pelos países do Extremo Oriente (26%) e da América do Norte (13%). De acordo com o SindiTabaco, o mercado global segue equilibrado.
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP