quarta-feira, 08 de janeiro, 2014

Lucro da Samsung cai pela primeira vez em dois anos

O lucro trimestral da Samsung caiu pela primeira vez em dois anos, pois as vendas de smartphones e tablets desaceleraram nos países desenvolvidos. Ontem, a empresa divulgou estimativa de lucro operacional de 8,3 trilhões de wons (US$ 7,8 bilhões) para os últimos três meses de 2013, 6% menos que um ano antes. O resultado foi inferior ao previsto por analistas e representou uma queda de 18% sobre o terceiro trimestre. As vendas subiram 5%, para 59 trilhões de wons (US$ 55,4 bilhões).
Desde os últimos três meses de 2011, o lucro operacional da Samsung tem aumentado a cada trimestre, atingindo um máximo de 10,2 trilhões de wons no período de julho a setembro. O desempenho no quarto trimestre mostra que o crescimento explosivo no lucrativo negócio da Samsung no setor de dispositivos móveis cessou.
A companhia divulgará seu lucro líquido para o quarto trimestre ainda neste mês.
Analistas disseram que o lucro da Samsung caiu porque suas empresas fornecedoras de telas avançadas e chips para iPhones e smartphones Galaxy obtiveram um ganho menor. Segundo eles, os negócios da Samsung na produção de smartphones Galaxy e relógios inteligentes Galaxy Gear não foram tão lucrativos como antes devido a custos de marketing mais elevados.
"É um choque nos lucros", disse o analista James Song, na KDB Daewoo Securities. "O lucro das operações com dispositivos móveis deve ter sido muito menor do que o esperado". Song havia estimado que a Samsung teria um lucro operacional de 9,3 trilhões de wons.
Os negócios da Samsung Electronics envolvendo smartphones também enfrentam maior concorrência na China. A partir da próxima semana, a americana Apple deverá começar a vender iPhones no país por meio da China Mobile, maior operadora de telefonia móvel do mundo, uma novidade que poderá ameaçar o crescimento da Samsung no mercado de smartphones.
A Samsung teve 21% de participação no mercado de smartphones na China durante o terceiro trimestre, acima dos 14% de um ano antes, ao passo que a participação da Apple caiu de 8% para 6%, segundo a empresa de pesquisa Canalys.
Valor Econômico - 08/01/2014
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP