quarta-feira, 25 de setembro, 2013

Brasil cria linha de produtos para exportação

Seleção Brasileira de Alimentos reúne 11 players do setor e, com apoio da Apex Brasil, quer ampliar mercados
Com apoio da Apex-Brasil, 11 players do setor de alimentos, entre eles JBS, Seara, Vinícola Aurora e Bauducco, farão uma turnê mundial entre 2013 e 2014 para apresentar ao mercado externo uma nova proposta de produtos nacionais.
O projeto foi criado e desenvolvido pela agência internacional de design de alimentos e bebidas Enivrance, e fazem parte da Seleção Brasileira de Alimentos, uma linha com 13 conceitos de produtos para exportação que propõe a reinvenção de ingredientes nacionais, com design exclusivo de embalagem. O investimento no projeto foi de R$ 5,6 milhões e o lançamento oficial será nesta quinta-feira, em São Paulo.
Em seguida, o projeto viajará o mundo em feiras do setor alimentício para apresentar a proposta para compradores estrangeiros da Europa, Ásia e Estados Unidos, com o objetivo de gerar negócios e ampliar exportações para a indústria brasileira de alimentos, mudando a percepção do público estrangeiro sobre a identidade nacional, na busca por um modelo mais moderno e inovador.
"O objetivo da Seleção Brasileira de Alimentos é aproveitar o momento de destaque do Brasil no exterior e revelar uma nova identidade da indústria alimentícia nacional ao mercado externo. Destacamos 11 empresas porque o número é uma metáfora à Seleção Brasileira de Futebol, a pluralidade desse setor", diz Edouard Malbois, CEO da Enivrance. "Elas têm em comum o fato de serem representativas em seu segmento de atuação em termos de inovação, marca e posicionamento, com uma forte disposição de representar essa nova liderança criativa em alimentos", completa.
Malbois adianta que , após o pontapé inicial em São Paulo, o time da Seleção Brasileira de Alimentos fará até 2014, apresentações em Paris, Londres, Colônia, Nova York, São Francisco, México, Tóquio, Shangai, Singapura e Dubai, e também nas cidades brasileiras de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
"Os itens que compõem a seleção serão expostos em feiras do setor alimentício e em eventos de relacionamento com compradores locais. A turnê vai até julho de 2014, quando o time volta ao Brasil para finalizar a viagem durante a Copa do Mundo", explica ele.
Diego Bolson Ruzzarin , diretor da Enivrance destaca que foram desenvolvidas seis ideias para cada empresa integrante da seleção e uma foi eleita. Fundada em 2002, em Paris, a Enivrance nasceu como o primeiro bureau de estilo de comida e bebida e hoje tem escritórios em Paris, Singapura e São Paulo.
"Buscamos criar propostas que mostrem novas possibilidades dos ingredientes típicos, como açaí, mandioca, cachaça e café, saindo do conceito de que o país exporta apenas commodities. Cada item busca ser representativo em seu segmento. Há desde um espumante em garrafa long neck a uma pizza marguerita com o design que homenageia o calçadão de Copacabana. E também opções como os cubos de carne suína cobertos por sementes e frutas secas e até uma cachaça orgânica premium", detalha.
O plano é colocar os produtos da seleção em escala industrial para a venda no mercado externo a partir do segundo semestre do ano que vem, com distribuição em redes de supermercados, delicatessen, lojas de conveniência, acrescenta o executivo da Envirance. O segundo passo, diz Ruzzarin, é a venda também para o mercado interno, no varejo brasileiro.
Com a iniciativa lançada, os dois executivos dizem, no entanto, que ainda é cedo para projetar de quanto será o salto nas exportações com a linha diferenciada de produtos. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), as indústrias do setor exportaram, em 2012, US$ 43,4 bilhões. Já no primeiro semestre de 2013, o volume de exportações foi de US$ 20,1 bilhões, contra US$ 18,8 bilhões do mesmo período do ano passado. Os investimentos também saltaram de US$ 8,2 bilhões para US$ 8,7 bilhões, na comparação entre os semestres. Apesar da crise, o mercado acaba tendo números melhores que o de outros setores da economia.
Brasil Econômico – 24/09/2013
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP