segunda-feira, 29 de julho, 2013

Brasil é estratégico para BlackBerry

A BlackBerry (ex-Research inMotion) colocou o Brasil definitivamente em sua trilha para recuperar terreno no mercado global de smartphones. A empresa canadense anunciou ontem o lançamento local do Q10, o segundo modelo da marca baseado no novo sistema operacional BlackBerry 10.
No mercado brasileiro, a primeira investida da fabricante dentro dessa estratégia aconteceu em maio, com a chegada do Z10, dispositivo com tela sensível ao toque, um dos recursos que sinaliza a tentativa da companhia em se aproximar dos consumidores finais.
O novo lançamento, no entanto, reforça um posicionamento que fundamentou por muito tempo o reinado absoluto da BlackBerry no segmento de smartphones, antes de perder fatias significativas desse mercado para rivais como a Apple e a Samsung: a forte preferência de executivos e empresas pelos dispositivos da marca.
Como parte desse direcionamento, inicialmente, o Q10 estará disponível a partir do fim de julho apenas para vendas corporativas, por meio das quatro principais operadoras. Não há previsão de disponibilidade do produto no varejo. Por conta dessa abordagem, a empresanão divulgou o preço sugerido do aparelho, já que esse valor dependerá dos contra tos negociados por cada operadora.
“Estamos passando por um ano de desafios e de reinvenção para atender às novas demandas dos consumidores. Por outro lado, o mercado corporativo nunca deixou de ser o nosso foco”, afirmou Erlei Guimarães, diretor de canais e desenvolvimento de negócios da BlackBerry no Brasil, durante encontro com jornalistas.
Nessa direção, o Q10 investe na manutenção e na melhora de recursos conhecidos do BlackBerry, entre eles um teclado físico, em contraponto à crescente preferência dos consumidores por teclados virtuais e telas touchscreen. A ideia, disse Guimarães, é unir o melhor dos dois mundos, e, ao mesmo tempo, atender à demanda de grande parte dos usuários tradicionais da marca.
Outro aspecto fortalecido no novo dispositivo é a segurança. Uma das aplicações disponíveis é
a possibilidade de estabelecer perfis diferentes para uso profissional e pessoal.
Com essa abordagem, o sistema permite, por exemplo, que uma empresa bloqueie qualquer tentativa do usuário de copiar e transferir um e-mail com dados confidenciais para outro ambiente. “A segurança sempre foi uma demanda forte das empresas. No entanto, estamos vendo que essa preocupação também está migrando para os usuários finais, especialmente com as recentes notícias envolvendo casos de espionagem”, disse Guimarães.
Segundo Renato Gil Martins, gerente de vendas
corporativas, o Brasil representa 54% do mercado. Erlei Guimarães Diretor da BlackBerry “ Moacir Drska Brasil é estratégico para BlackBerry Patricia Stavis Erlei Guimarães: ‘A segurança sempre foi uma demanda forte das empresas. Estamos vendo que essa preocupação também está migrando para os usuários finais’ Com mercado de smartphones em ascensão, país é estratégico para a retomada da canadense, que lançou novo modelo para segmento corporativo, em que já foi líder 12 Brasil Econômico Quinta-feira, 25 de julho, 2013.
Brasil Econômico - 25/07/2013
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP