quinta-feira, 25 de abril, 2013

Venda maior de caminhões neste ano impulsiona produção de motores da MWM

O ano de 2013 está sendo de grandes comemorações para a fabricante de motores diesel MWM, que completa 60 anos no país. A empresa vai retomar a produção em sua fábrica na Argentina e no Brasil vai produzir 140 mil propulsores, aumento de 25% em relação ao ano passado. Em 2012, a companhia já havia montado 112 mil unidades, considerado um volume “fora da curva”.
“O mercado no ano passado foi muito ruim. Tivemos uma produção de caminhões em torno de 133 mil unidades, a queda foi de cerca de 40% no comparativo com 2011. Agora, com a aceitação dos novos motores e a resolução dos problemas para abastecimento dos caminhões, acreditamos que vá ocorrer uma reação. As montadoras devem produzir cerca de 170 mil unidades”, disse o presidente da MWM International, Luiz Eduardo Luzzi. “Isso vai puxar nosso mercado também”.
Hoje, o segmento de motores diesel para a indústria automobilística responde por cerca de 40% da produção da MWM no Brasil. Os outros 60% do negócio é divido em motores para outras aplicações, como máquinas agrícolas. A estratégia da companhia é estar mais próximo do cliente e para isso mantém uma política de parceria com grandes montadoras para montagem de motores com suas marcas. Ela fez isso com a MAN Latin America, em 2011, para a fabricação do motor Man que equipa o caminhão extrapesado TGX. E no ano passado, a MWM firmou parceria similar com a General Motors.
No caso da GM, a MWM fornece o motor diesel para a picape Nova S10, produzida na fábrica de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Para essa empreitada, a companhia investiu US$ 80 milhões. Os recursos, segundo Luzzi, foram utilizados no desenvolvimento do motor e na adaptação da linha de montagem dedicada para a montadora americana.
“Nosso plano de investimentos termina em 2013 e já estamos analisando o novo ciclo. Como há muitas empresas que desejam produzir no Brasil, temos um potencial enorme que poderá ser explorado. Por isso, não definimos ainda quanto vamos aplicar no país. O que posso adiantar é que investiremos em capacidade em algumas linhas de produção”, ressaltou Luzzi.
Segundo ele, dentro dessa estratégia de melhorar a capacidade, a companhia está ampliando em 15% a usinagem de blocos de motor Euro V. A linha poderá usinar 35 mil unidades por ano. “Foi um investimento planejado em função da perspectiva do aumento da demanda por esse tipo de motor no país. Mas se trata de uma linha flexível. Nossa capacidade vai variar de acordo com a demanda”, acrescentou o executivo. Outro investimento programado é a reativação da unidade na Argentina. A MWM vai voltar a produzir motores na cidade de Jesus Maria, a partir do mês de maio. Luzzi disse que a companhia mantém naquele país somente os serviços de usinagem de peças do motor e os investimentos na reabertura da unidade fabril serão de cerca de US$ 4 milhões.
A fábrica da Argentina terá capacidade instalada de 5 mil motores anuais. No primeiro ano de operação, serão produzidos cerca de 1 mil propulsores.
“Não são recursos expressivos. É uma fábrica com cerca de 20 anos de operação, mas nos últimos 10 toda a produção de motor foi transferida para as unidades brasileiras. Agora temos clientes que vão sustentar a reativação da montagem dos propulsores na Argentina”, disse Luzzi.O foco da MWM é o segmento de ônibus e máquinas agrícolas, em especial tratores de roda e pulverizadores.
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