quarta-feira, 10 de abril, 2013

Países emergentes ganham destaque em plano da LG

A LG Electronics está ampliando o número de lojas de varejo em mercados emergentes para aumentar sua participação no mercado de smartphones e obter uma forte presença global no segmento de eletrônicos de consumo.
Kim Ki, vice-presidente executivo da companhia sul-coreana, afirmou recentemente que a companhia planeja aumentar o número de lojas da marca no exterior neste ano em mais de 3 mil lojas, com a abertura de unidades na Índia, no Oriente Médio e na África. O número provavelmente crescerá até 20% em 2013, disse a companhia. As lojas vão apresentar produtos que vão de smartphones e televisores até eletrodomésticos. O executivo não informou qual será o investimento nesse plano.
A expansão da LG no varejo ocorre ao mesmo tempo em que outros fabricantes de smartphones reforçam sua presença no varejo para competir com a Apple. A Samsung anunciou recentemente planos de criar lojas da marca nos Estados Unidos dentro de unidades da rede Best Buy. Esses espaços contarão com dispositivos móveis, câmeras e acessórios da empresa sul-coreana. Enquanto isso, o Google - que tem parcerias com diversos fabricantes asiáticos de aparelhos - também desenvolve um plano de lançar lojas de varejo nos Estados Unidos, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.
A LG tenta reconquistar os consumidores com o lançamento de sua linha de smartphones Optimus. A empresa foi uma das maiores fabricantes de celulares do mundo até 2009, quando começou a perder terreno, à medida que a indústria migrava para os smartphones, a partir de 2010. A participação da companhia no mercado global de celulares caiu para 3,2% no quarto trimestre de 2012, ante 10,1% em 2009, de acordo com a empresa de pesquisas Gartner.
Atualmente, a LG ocupa o quinto lugar no ranking, atrás de Samsung, Nokia, Apple e ZTE. Desde o ano passado, no entanto, o negócio de telefonia móvel da LG vem se recuperando, com a divulgação de uma margem de lucro operacional de 2% no quarto trimestre, e de 0,6% em 2012. Com o índice mais estável, a LG planeja intensificar seus esforços de marketing no campo dos smartphones, afirmou Ki, e a expansão no varejo vai complementar essas iniciativas.
Alguns analistas alertam que os custos mais elevados de marketing vão apertar as margens de lucro da empresa. As margens já estão sob pressão em virtude do custo crescente dos smartphones mais caros e da saturação do mercado. "O crescimento dos gastos com marketing deve trazer algum benefício para a participação da LG no segmento de smartphones, especialmente na faixa de aparelhos des preços médio e alto", afirmou Mark Newman, analista da empresa de pesquisa e informação financeira Sanford C. Bernstein. "Entretanto, será difícil competir com a Samsung e a Apple", acrescentou.
Valor Econômico
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