sexta-feira, 05 de abril, 2013

Mabe investe no mercado premium com nova marca de eletrodomésticos

Dando continuidade à estratégia de renovação do portfólio, o grupo mexicano Mabe acaba de lançar mais uma marca para o mercado brasileiro de luxo, a Continental One. Com investimentos da ordem de R$ 5 milhões, a nova marca chega para atender ao público de alto poder aquisitivo, que busca investir em uma cozinha gourmet, segundo Marcelo Vienna, vice-presidente da Mabe para o Brasil. “Temos estudado a viabilidade de lançar produtos premium há mais de um ano.
Esse mercado tem tanto potencial que gerou uma nova unidade de negócios no grupo”, afirma.
A companhia não revela o quanto espera crescer em vendas com a nova marca, mas Vienna garante que “a expectativa é bastante positiva, embora ainda seja cedo para falar de números”, já que a linha composta por 19 produtos começou a chegar ao mercado em março.
No varejo, o desafio da Continental One será grande, já que a marca parte para a briga por uma fatia lucrativa do mercado na qual a Brastemp, fabricada pela Whirpool e a Electrolux já mantêm linhas Premium desde 2011. Até então, a Mabe atendia esse segmento com alguns produtos da GE. “Chegamos com uma marca nova, mas que carrega em seu DNA toda a tradição e qualidade que a Continental mantém”, diz Vienna.
A maior parte dos produtos é produzida fora do Brasil e, além do preço mais elevado, tem acabamento em aço inox e vidro espelhado, além de serem produtos próprios para embutir em cozinhas planejadas. “A cozinha passou a ser parte importante da casa, local de encontro e por isso desenvolvemos produtos com design atemporal e moderno, que vão ao encontro dessa nova demanda”, diz o executivo.
Segundo ele, conforme o desempenho da nova marca, a companhia estuda no futuro a viabilidade de produzir os produtos One no Brasil. “Um investimento desse se justifica com o crescimento da demanda em larga escala”, diz.
De olho no potencial de vendas, além de apostar nos canais tradicionais como lojas físicas e e-commerce, a Mabe também já planeja inaugurar um showroom para a marca One em São Paulo, a fim de aproximar o conceito do consumidor. “Será o primeiro do grupo no Brasil e a previsão é de que ele seja inaugurado no segundo semestre do ano”, informa Vienna.
Na outra ponta, a Mabe continua apostando no segmento de produtos intermediários, para consumidores de médio e baixo poder aquisitivo, por meio da marca Dako, presente no mercado brasileiro há 75 anos. “Investimos na reformulação da logomarca e no design de produtos, tornando-os mais modernos e práticos”, diz Vienna.
Investimento
Para tanto, o grupo investiu R$ 4 milhões e lançou a linha Ritmos, composta por 6 fogões, cujos preços variam de R$ 359 a R$ 1.099. Com o lançamento dos produtos que devem chegar ao mercado ainda neste mês, são três as linhas que a Dako mantém no mercado. A marca responde por 20% das vendas da Mabe no Brasil, enquanto a Continental detém 60% e a GE os outros 20%.
Embora no ano passado as vendas da Mabe no Brasil tenham crescido acima do mercado, Vienna afirma que, neste ano, a expectativa é de uma redução no ritmo. “O ano passado foi de grande expansão nas vendas, resta saber se foi uma antecipação das compras por conta do acesso ao crédito e do IPI baixo”, diz. Independente disso, a Mabe se prepara para trazer mais novidades ao mercado no segundo semestre, o que inclui o segmento de lavadoras.

Com isso, a companhia conclui o projeto de reestruturação de marcas iniciado em 2011, quando, após as fracas vendas das marcas Mabe e Bosch no Brasil, o grupo decidiu retirá-las do mercado e focar seus investimentos em Dako, Continental e GE. “Naquele período iniciamos a renovação de 75% do portfólio e agora estamos fazendo os 25% restantes”, diz Vienna.
Brasil Econômico
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