sexta-feira, 12 de abril, 2013

Cresce demanda por celular que aceita mais de um chip

Ao mesmo tempo em que as companhias de telecomunicações procuram reforçar os subsídios às vendas de smartphones e desenvolvem planos de dados para atrair e cativar mais clientes, os consumidores tentam escapar da dependência de uma única operadora com a aquisição de aparelhos capazes de operar com duas ou mais linhas ao mesmo tempo.
De acordo com fabricantes ouvidos pelo Valor, a procura por esse tipo de aparelho antes era restrita a celulares mais baratos. Nos últimos meses, porém, cresceu a procura por smartphones mais sofisticados com essas características. A consultoria GfK Retail and Technology não divulga o número de vendas de smartphones que aceitam mais de um chip (chamados "multi SIM"), mas confirma que o crescimento foi mais forte nas vendas de aparelhos na faixa entre R$ 450 e R$ 699.
Atentos a essa tendência, os fabricantes tentam incrementar a oferta de smartphones com essas características. A Samsung, que registrou um aumento na participação de mercado de 17% em 2011 para 42,4% em 2012, segundo a consultoria Gartner, reforçou a oferta de aparelhos que aceitam dois chips. Michel Piestun, vice-presidente de telecomunicações da Samsung, disse que de 50 modelos lançados por ano, 12 permitem o uso de mais de uma linha. "Alguns dos nossos campeões de vendas são smartphones com dois chips", disse.
Neste ano, a Samsung lançou também modelos de mais alto valor agregado, como o Samsung Galaxy III, com dois cartões de memória. Piestun afirmou que, após fazer pesquisas com consumidores, observou que há uma demanda reprimida entre usuários de aparelhos mais sofisticados por smartphones com essas características. "Muitos profissionais possuem uma linha de telefonia móvel particular e uma para o trabalho e é conveniente reunir as duas em um aparelho elegante para apresentar no local de trabalho", disse o executivo. Piestun informou que as vendas de smartphones cresceram 78% no país em 2012 e há espaço para manter esse ritmo de expansão neste ano, com destaque para aparelhos com mais de um chip.
A LG Electronics, que aumentou sua participação de mercado em smartphones de 7,2% para 13,3% no ano passado, também reforçou a oferta de aparelhos que aceitam dois ou mais chips. Raphael Rocha, gerente-geral de produtos e estratégia da LG disse que 40% das vendas de smartphones são de aparelhos com essas características. "A maioria dos usuários no país adota planos pré-pagos e tem interesse em manter mais de um chip para aproveitar as promoções", disse. O executivo afirmou que a LG já oferecia smartphones com dois e três chips e, no próximo mês, vai trazer ao mercado aparelhos que aceitam quatro chips. A maioria das vendas desses produtos é voltada a redes varejistas.
Rodrigo Vidigal, diretor de marketing da Motorola Mobility, afirmou que a fabricante também ampliou a oferta de smartphones sofisticados com mais de um chip. "Esse tipo de tecnologia tem atraído bastante os consumidores", afirmou. No ano passado, a participação da Motorola Mobility cresceu de 4,2% para 8,2%, segundo o Gartner. Vinicius Costa, gerente de portfólio e produtos da Nokia, também relatou um aumento da procura por modelos com dois chips.
Valor Econômico
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP