quinta-feira, 28 de março, 2013

Sueca Södra fecha fábrica de celulose

A Södra, produtora sueca de celulose de fibra curta e de fibra longa, planeja encerrar as atividades de sua fábrica em Tofte, na Noruega, a partir de 1º de maio, o que deve retirar do mercado 400 mil toneladas por ano da matéria-prima. A Södra Cell Tofte é uma das maiores unidades de pasta química da Noruega, com 70% da produção exportada.
Em comunicado, a empresa informou que tem buscado alternativas para tornar rentável a operação em Tofte, mas que "não foi possível virar o jogo". "Essa foi a razão para termos iniciado em outubro a busca por um comprador", disse.
Conforme a Södra, os esforços para venda da fábrica foram abandonados devido ao recebimento de ofertas de valor "muito baixo". Essa decisão será levada ao conselho de administração da companhia e, se nenhuma solução for encontrada no prazo de um mês, a companhia planeja encerrar a produção a partir de maio.
De acordo com Gunilla Saltin, principal executivo da Södra, os trabalhos para venda da fábrica de Tofte se estenderam por seis meses e "inúmeros" potenciais compradores foram contatados. "Porém, somos forçados a concluir que recebemos um número limitado de ofertas e que o nível [delas] foi demasiadamente baixo para levar o processo adiante", disse, no comunicado.
A Södra tornou pública, em fevereiro, a intenção de liquidar a holding Södra Cell Tofte e vender a unidade. Sua decisão de sair do mercado um volume significativo de celulose e corresponderá ao segundo fechamento relevante do setor no ano. Desde meados de janeiro, a brasileira Jari, do Grupo Orsa, encerrou a produção de celulose de fibra curta no Pará, reduzindo a oferta global em 410 mil toneladas anuais.
Esses movimentos contribuem para o maior equilíbrio entre oferta e demanda e têm compensado, por enquanto, os volumes adicionais decorrentes do início de operação da primeira fábrica da Eldorado Brasil Celulose, em Três Lagoas (MS). A unidade, que iniciou as atividades em novembro, tem capacidade para 1,5 milhão de toneladas anuais da fibra.
Valor Econômico
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP