quinta-feira, 28 de março, 2013

GPA e Klein avançam em acordo para o Cade

Após oito horas de reunião dos membros do conselho de administração da Via Varejo, a família Klein e o Grupo Pão de Açúcar (GPA), sócios da varejista, conseguiram avançar no acordo que abre caminho para aprovar a fusão de Casas Bahia e Ponto Frio no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Não foi uma conversa fácil. Conforme antecipou o Valor Pro, serviço de notícias em tempo real do Valor, GPA e Klein divergem em relação ao fechamento de lojas das redes Casas Bahia e Ponto Frio. A falta de consenso pode atrasar mais a análise no Cade.
Este havia determinado que cerca de 60 lojas de Casas Bahia e Ponto Frio deveriam ser repassadas aos concorrentes. Na segunda-feira, o Cade foi informado pelo GPA e pelos Klein que as partes divergiam em relação a esse ponto. Os Klein avaliaram que a rede Extra, do GPA, não seria afetada, mas a Via Varejo, sim. Ainda assim, informaram que isso não impediria a assinatura da minuta do termo de compromisso.
Ontem, na reunião do conselho de Via Varejo, o Pão de Açúcar, controlador da empresa, com 52,4% das ações, comprometeu-se a avaliar a possibilidade de converter a operação de eletroeletrônicos de 13 lojas do Extra à Via Varejo. Isso deve ser estudado nos próximos 90 dias. O Pão de Açúcar definiu ainda que é possível buscar outra solução, caso conclua, após a análise da conversão, de que essa mudança não será positiva ao GPA.
Segundo fontes próximas às empresas, Michael Klein, presidente do conselho de Via Varejo, defendeu arduamente sua posição, por entender que não seria aceitável penalizar a Via Varejo simplesmente porque o GPA também explora o varejo de eletrônicos - foi por causa disso, tem comentado Michael, que as restrições do Cade ficaram maiores em cerca de 25%, apurou o Valor.
Membros ligados ao Casino, Enéas Pestana, presidente do GPA, e Abilio Diniz, acionista do grupo, defenderam, juntos, a mesma posição, de estudar o caso. A definição dos 13 municípios tem como base a participação de mercado da Extra em cada cidade. A "nota de corte" do Cade foi a participação de Via Varejo e Extra acima de 57%. Entre as 13 cidades citadas na reunião estão Guarulhos, Mogi das Cruzes, Santos, São Carlos, Praia Grande (todas no estados de São Paulo) além de Duque de Caxias e Nova Iguaçú, no Rio de Janeiro.
Valor Econômico
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP