quinta-feira, 28 de março, 2013

Carlsberg é investigada por autoridade alemã anticartel

A Carlsberg confirmou ontem que está sob investigação de autoridades alemãs anticartel após informações na mídia apontarem que a cervejaria dinamarquesa era suspeita de controlar preços.
A revista semanal alemã Focus publicou recentemente que a Carlsberg, a rival Anheuser Busch InBev e alguns competidores locais podem enfrentar multas que totalizam centenas de milhões de euros.
Ainda segundo a publicação, as companhias sob investigação controlam quase metade do mercado de cerveja na Alemanha e foram acusadas de inflar artificialmente os preços de cerca de 24 marcas da bebida.
Escritório federal A Carlsberg confirmou que está sendo investigada pelo órgão alemão anticartel, mas se negou a fornecer mais informações. Uma porta-voz do escritório federal anticartel na Alemanha disse que uma investigação de cervejarias está sendo conduzida desde setembro de 2011, mas não nomeou todas as empresas envolvidas.
De acordo com a revista, as companhias em investigação incluem Anheuser Bush InBev, Carlsberg, a varejista alemã Oetker e as cervejarias alemãs Warsteiner, Krombacher, Erdinger e Bitburger.
A Warsteiner e a Bitburger confirmaram, também nesta semana, estarem sob investigação, foram procuradas pela publicação, mas não quiseram comentar o assunto.
Anheuser Busch InBev e Oetker também se negaram a comentar, enquanto representantes da Krombacher e da Erdinger não estavam imediatamente disponíveis. O tema foi um dos principais assuntos nos jornais alemães nesta semana.
Desempenho
No mês passado, a Carlsberg reportou lucros abaixo do esperado no último trimestre de 2012, com a estagnação das vendas no mercado russo e a queda das mesmas na Europa Ocidental. Assim, o lucro da Carlsberg aumentou para os 384,79 milhões de euros, abaixo dos 410 milhões de euros estimados pela media de analistas consultados pela Reuters.
Em dezembro do ano passado, a fabricante de cervejas dinamarquesa comprou 100% da principal cervejeira russa, a Baltika, que desde 1996 domina o mercado russo.
Brasil Econômico
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP