quinta-feira, 14 de fevereiro, 2013

Ovos de chocolate chegam a 800 mil pontos

Depois das vendas sazonais de Carnaval, os varejistas já se animam e as previsões estão otimistas para a comercialização de itens de Páscoa, mesmo com preços até 12% mais caros este ano, em alguns casos. Desde ontem, cerca de 80 milhões de ovos de chocolate começaram a invadir as gôndolas dos supermercados, lojas e padarias no Brasil.
As redes de doçarias estão bastante otimistas e afirmam que a data representa, em alguns casos, a maior época de vendas no ano.
Na Munik, que tem 35 lojas das quais nove são próprias, a perspectiva é alcançar um desempenho favorável este ano, quando a marca pretende contar, até dezembro, 44 lojas em operação.
Rede familiar criada há 40 anos, a Munik tem atualmente capacidade de produção para abastecer a 50 lojas, ao contar com uma fábrica na zona norte da capital paulista. Para esta Páscoa, a previsão da empresa é alcançar crescimento de até 25% das vendas, como afirmou ao DCI a gerente de expansão da marca, Márcia Bergamini Ferreira. "Temos uma variedade de produtos realmente grande, com opções de itens que podem custar de R$ 4,90 a R$ 530", ressaltou. A executiva aponta, ainda, que dentre os perfis de empreendedores da marca, geralmente as mulheres de mais ou menos 40 a 45 anos, que tá têm know-how no comércio varejista, se destacam.
Outra famosa doçaria do mercado, a Amor aos Pedaços, aponta novidades que envolvem da inauguração de uma nova fábrica, três vezes maior que a anterior, a 10 lançamentos para a Páscoa. O portfólio temático conta com mais de 40 opções entre ovos de chocolate, bolos e linha para presente, com as quais a rede estima expandir a produção em 15% neste ano, na comparação com a Páscoa de 2012.
"Acompanhando o cenário positivo do mercado de varejo nos últimos anos, as vendas tiveram um aumento significativo. Nas vendas, a expectativa da marca é crescer 20% em comparação ao mesmo período do ano passado", diz Silvana A. Marmonti, diretora-executiva da rede, em nota. Segundo ela, a partir de 1° de março, suas mais de 60 lojas espalhadas pelo País estarão abastecidas com as linhas de Páscoa.
Outra empresa do ramo, e que também atua no segmento de franquias, a rede Chocolates Brasil Cacau, parte do Grupo CRM, proprietário da marca Kopenhagen, entra na onda de operações otimistas. Em cerca de dois meses, a marca deverá contar com 235 lojas em operação, e até o final do ano a meta e estar com 400.
Já a Cacau Show, que preparou uma linha de 50 itens para esta Páscoa - dos quais 11 são lançamentos - conta atualmente com mais de 1.300 unidades no Brasil, mas mantém a perspectiva de fechar o ano de 2013 com 1.500 unidades. É o que estimou Leonardo Augusto Dal Farra, gerente de grupos de produtos da marca.
No mercado como um todo, o período pascal deste ano deverá envolver, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), cerca de 100 lançamentos em 2013. "Nesta época, milhões de brasileiros aproveitam a data para demonstrar seu afeto e presentear pessoas queridas com ovos de chocolate. Este é um momento importante para se procurar os melhores preços e fazer boas compras", apontou Ubiracy Fonseca, vice-presidente de Chocolates da Abicab. Durante a apresentação dos lançamentos, em São Paulo, Fonseca contou que na Páscoa de 2012 foram comercializados 80 milhões de ovos, distribuídos em cerca de 800 mil pontos de venda. "Este ano, estimamos que serão produzidos pelo menos 18 milhões de toneladas", estimou ele.
Supermercados
Um dos maiores canais de venda de artigos de chocolate para a Páscoa é o setor supermercadista. Estas empresas, aliás, já devem começar a oferecer produtos sazonais, de olho na demanda que antecede o período. Com um grande de variedades de produtos e de preços, os itens de marca própria devem ter um desempenho expressivo nos negócios das redes.
O Grupo Pão de Açúcar (GPA), por exemplo, está com uma campanha voltada a dezenas de tipos e marcas e anuncia que os primeiros produtos a chegar às gôndolas da rede são ovos da marca Qualitá, exclusiva. Há, ainda, o lançamento de uma caixa com miniovos de chocolate ao leite em embalagem cartonada. A expectativa é aumentar as vendas de ovos de chocolate 7% perante dados da Páscoa de 2012.
Com relação a tabletes de chocolate, barras individuais e bombons finos, como a linha Ferrero Rocher, a expectativa da rede é de que haja um acréscimo de vendas de 10% em relação ao mesmo período de 2012.
Na rede Walmart, a perspectiva é obter um incremento nas vendas para a Páscoa em torno de 30% este ano, ante 2012. A empresa, no último ano, viu o volume de vendas do segmento marca própria registrar incremento superior a 10% em relação ao período anterior, por isso aposta nos produtos com seu próprio layout.
"Em nossas pesquisas, percebemos que o cliente já conhece o valor da marca própria e a valoriza como uma escolha inteligente. Alguns clientes, inclusive, já entendem que o valor do produto é menor devido ao fato de a marca própria não precisar fazer todo o esforço de mídia que as demais marcas do mercado têm que fazer", disse Antônio Sá, diretor de marcas próprias do Walmart Brasil.
Por meio de comunicado, o Walmart aponta que ampliou a sua linha de itens de marca própria para a Páscoa, ao trazer os Ovos Gogo's, nas versões de 110g e 160g, em embalagem exclusiva que pode se transformar em portarretrato, porta DVD ou portaobjetos. Na caixa, está impresso um material que leva a uma página com explicações sobre o ovo e como reutilizar a embalagem.
Carnaval
A conversa é sobre Páscoa, mas com relação às vendas de Carnaval, a supermercadista projetava incremento nas Farmácias Walmart. A perspectiva era alta de 25% da procura por preservativos no Carnaval, ante um dia normal. "É nessa época que há a maior venda do item, a segunda é no Ano Novo", diz Reinaldo Massini, diretor das Farmácias Walmart.
DCI
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