sexta-feira, 15 de fevereiro, 2013

Meio Ambiente assina acordo para o descarte correto de embalagens

No dia 19 de dezembro, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, assinou um acordo com empresas representativas de óleos lubrificantes para a reciclagem e descarte correto dos resíduos sólidos. As expectativas para 2013 é que sejam aderidos também as empresas fabricantes de lâmpadas, medicamentos, vidros e resíduos eletrônicos. O setor de óleos lubrificantes foi o pioneiro a firmar o acordo.
A Lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (12.305/2010) prevê que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes devem criar um sistema de recolhimento e destinação independente do produto fabricado para que ele não contamine ecossistemas. Segundo a ministra, as empresas serão monitoradas por um sistema online do Ministério do Meio Ambiente e quem não cumprir o acordo se enquadrará na Lei de Crime Ambiental.
Antes mesmo do acordo firmado, a Lubrificantes Fenix, empresa de Paulínia/SP que trabalha com o rerrefino de óleo e coleta de resíduos sólidos, é exemplo deste trabalho que visa, principalmente, a preservação do Meio Ambiente. Através do projeto “Casa Limpa”, a empresa promove, de forma ambientalmente correta, a coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos gerados nos postos de serviços. Uma frota especializada e habilitada recolhe embalagens plásticas, estopas, EPI´s e filtros de óleo que são enviados para reciclagem e separados em frascos, tampas e rótulos.
Os filtros de óleo, EPI's e estopas passam pelo coprocessamento (destinação final ambientalmente adequada de resíduos em fornos de cimento com o aproveitamento da energia contida nestes materiais e/ou substituição das matérias-primas e operação regulamentada e licenciada por órgãos ambientais competentes) e o óleo contaminante nesses resíduos são enviados ao rerrefino.
Os resultados deste trabalho são excelentes tanto para a empresa como na preservação do Meio Ambiente. Segundo resultados apurados, até o primeiro semestre de 2012 a Lubrificantes Fenix coletou cinco vezes mais resíduos sólidos nesse período comparado ao ano de 2008. “Todo o resultado positivo é a conquista de um trabalho contínuo e gradativo que a Fenix realiza sempre com responsabilidade e eficiência”, comentou o gestor industrial, Rodrigo Domene.
Sobre o OLUC (Óleo Lubrificante Usado e Contaminado)
O recolhimento do OLUC é feito desde 1993 quando a prática tornou-se obrigatória. Nesta época, apenas 11,46% do óleo consumido no país era encaminhado à reciclagem. Depois da edição da resolução 9 do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente – 1993) muitas empresas passariam então a se preocupar mais com a reciclagem e, desde então, os índices de óleo recolhido aumentam ano a ano. Os procedimentos de coleta dos resíduos e o rerrefino do Oluc contribuem com a conservação de ecossistemas, rios e mares, pois, através de processos físicos/químicos específicos os metais são retirados do lubrificante. Além de não impactar a natureza, o óleo rerrefinado pode ser utilizado para o mesmo fim e, dependendo de como é empregado, seu desempenho pode ser ainda melhor.
Guia da Embalagem
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP