quarta-feira, 20 de fevereiro, 2013

Ford, Peugeot e Toyota derrubam mercado europeu

Ford, PSA Peugeot Citroën e Toyota arrastaram as vendas de carros na Europa para uma nova baixa em janeiro, começando 2013 com uma queda de 8,5%, informou ontem a Associação de Montadoras Europeias. Os emplacamentos caíram para 918.280, afirmou a instituição com sede em Bruxelas. Esse foi o pior janeiro da série, iniciada em 1990, pois as medidas de austeridades e o desemprego afetaram os gastos dos consumidores.
A Ford, que está fechando três fábricas na Europa para cortar capacidade de produção, viu as vendas despencarem 26% no mês passado, para 61.544 carros. Peugeot e Toyota tiveram queda de 16% cada, a segunda maior entre as grandes montadoras. Essa queda “confirma um fraco começo para 2013”, disseram analistas do Credit Suisse em nota.
“Esperanças de melhora nos ganhos e de caixa no segundo semestre são descabidas”, opinaram. Após cair em 2012 para uma mínima de 17 anos, a demanda europeia por carros deve cair ainda mais neste ano, pressionando ainda mais marcas de mercados de massa entre excesso de capacidade e preços desvantajosos.
A maioria das fabricantes prevê que o mercado automotivo europeu cairá entre 3% e 5 % em 2013.
A Alemanha em particular está pesando nesta previsão. Após ter mostrado resistência a grande parte do declínio do ano passado, o maior mercado automotivo da Europa está em forte declínio, tendo caído 8,6% em janeiro. Apesar da fraca demanda na Alemanha, a Volkswagen aumentou a participação nas vendas europeias.
As vendas da montadora caíram 5,5%, uma queda menor que a do mercado todo, já que a marca de luxo Audi teve retração de apenas 2,1% nos emplacamentos. As duas concorrentes alemãs da Volkswagen tiveram resistência ainda maior. A BMW teve alta de 9,4% nas vendas da marca, enquanto a Mercedes-Benz, da Daimler, vendeu 4,7% mais. As vendas da Dacia — marca de baixo custo da Renault — subiram 8,5%, limitando a queda do grupo a 6,1%. A problemática marca Renault se recuperou no mês passado com alta de 12% no mercado francês, segundo levantamento nas concessionárias pela La Lettre VN.
O mercado automotivo francês recebeu 3,5% menos encomendas, segundo a publicação, em um sinal de que as vendas podem se estabilizar nos próximos meses.
Brasil Econômico
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP