sexta-feira, 15 de fevereiro, 2013

Agilent, Ital e IQ/Unicamp firmam parceria para pesquisa de contaminantes inorgânicos em alimentos e embalagens

Numa próxima etapa, o projeto irá avaliar o potencial de migração de contaminantes inorgânicos de materiais de embalagens plásticas coloridas para os alimentos e também as espécies químicas e fração dos minerais ou contaminantes que é absorvida pelo organismo.
A Agilent Technologies, a principal empresa mundial em medição analítica; o Grupo GEAtom, do Instituto de Química da UNICAMP; e o ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos (por meio dos seus Centros de Ciência e Qualidade de Alimentos- CCQA e de Tecnologia de Embalagem-CETEA), firmaram parceria para estudo da presença de contaminantes inorgânicos em diferentes alimentos (como chás, bebidas, azeites, arroz) e para o desenvolvimento de metodologias que visam garantir a segurança alimentar, autenticidade e controle de qualidade de alimentos. O projeto será desenvolvido em três etapas, que incluem também o estudo da migração de metais de embalagens plásticas para alimentos (principalmente contaminantes como arsênio, cádmio, crômio, chumbo e mercúrio presentes em embalagens plásticas coloridas comumente utilizadas no acondicionamento de alimentos) e estudo de bioacessibilidade e biodisponibilidade de nutrientes e elementos tóxicos em alimentos, com a finalidade de determinar a fração do nutriente ou contaminante que pode ser absorvida pelo organismo.
“As novas tecnologias colocadas à nossa disposição permitirão o desenvolvimento de estudos relacionados à presença de microelementos minerais, de contaminantes inorgânicos, de diferentes espécies químicas de metais em alimentos e embalagens, além de possibilitar a análise de espécies inorgânicas bioacessíveis presentes nos alimentos. Para o sucesso destes estudos são necessárias técnicas analíticas suficientemente sensíveis e seletivas”, informa o pesquisador científico Dr. Marcelo Antonio Morgano. Os estudos sobre migração de contaminantes inorgânicos de embalagens para os alimentos e sobre a bioacessibilidade/biodisponibilidade de nutrientes e elementos tóxicos em alimentos são coordenados pela pesquisadora Elisabete Segantini Saron e pela Professora Doutora Solange Cadore, respectivamente.
O acordo com ITAL faz parte do Programa de Segurança Alimentar da Agilent no Brasil e “esta pesquisa irá resultar em novas aplicações e métodos de análise de metais totais e por espécie química, que poderão ser utilizados por outros laboratórios de análise de alimentos ou indústrias, melhorando a qualidade dos alimentos que consumimos”, explica o químico André Santos, responsável pelo programa de segurança alimentar da Agilent no Brasil.
Pela parceria, a Agilent fornece o sistema completo de análise, que inclui os equipamentos ICP MS Agilent 7700 x e o LC Agilent 1260, adequados também para otimizar o espaço reduzido de laboratórios. O sistema empregado na parceria com o ITAL conta também com o item opcional para introdução de oxigênio no plasma para análise direta de amostras com caráter orgânico, recurso especialmente importante no estudo de óleos de oliva e outros ácidos graxos. “O Sistema Agilent 7700 x possui detector com cerca de nove ordens de magnitude de resposta linear, que permite ao pesquisador, num único método, determinar concentrações muito diminutas - em níveis de partes por trilhão, isto é 0,000000001 %, a altos níveis de concentração, cerca de 1%”, informa Fabio Silva, cientista de aplicações do Programa de Segurança Alimentar da Agilent. A parceria se estende até fins de 2013, podendo ser prorrogada, dependendo da necessidade das instituições de pesquisas envolvidas.
Além da parceria com ITAL, o Programa de Segurança Alimentar da Agilent, tem um acordo de colaboração com Laboratório de Pesquisas da Universidade de Santa Maria, no sul do país, para identificação e quantificação de contaminação por pesticidas em alimentos.
Guia da Embalagem
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP