segunda-feira, 16 de dezembro, 2013

Pepsico quer crescer além das bebidas

Em um acordo que vai muito além da tradicional guerra dos refrigerantes e inclui também a divisão de alimentos, a gigante Pepsico anunciou esta semana que substituiria a Coca-Cola como fornecedora oficial da rede de fast food americana Buffalo Wild Wings.
O acordo, que começará com a introdução de bebidas como Pepsi e Mountain Dew na cadeia, é o maior já firmado pela Pepsi e marca a abertura de um novo mercado para a divisão de alimentos da companhia - que inclui marcas como o salgadinho Doritos e as aveias Quaker. Esse negócio é justamente o que mais cresce dentro da Pepsico, enquanto o setor de refrigerantes enfrenta desafios.
"A porta de entrada é com as bebidas", explicou Kirk Tanner, presidente da divisão de alimentos da Pepsico. "A diferença é que, desta vez, o acordo com a Buffalo Wild Wings dá à empresa acesso a todos os nossos produtos."
Isso significa que os menus de restaurantes poderão um dia incluir uma asinha de frango com uma casca de Doritos ou então um coquetel feito de Mountain Dew. Embora os detalhes do acordo ainda estejam sendo discutidos, o contrato abre um novo espaço para a divisão de alimentos da Pepsico. A experiência pode ser replicada em outros restaurantes.
A clientela da Buffalo Wild Wings, um bar de grelhados que é frequentado por fãs de esportes, teria grande aderência aos diferentes produtos da Pepsico, afirma a companhia. A rede é especialmente popular entre jovens do sexo masculino - justamente os principais clientes da Mountain Dew, um dos poucos refrigerantes que ainda apresentam crescimento no mercado americano.
O acordo também permite que a Buffalo Wild Wings se beneficie da relação da Pepsico com as ligas nacionais de futebol americano e de beisebol. "Nós talvez poderemos exibir alguns dos filmes produzidos por essas ligas nos nossos restaurantes", disse Sally J. Smith, presidente da empresa. "A Pepsico também tem relacionamento com artistas e esportistas, que podem eventualmente fazer aparições promocionais nos restaurantes."
A Pepsico se negou a comentar os valores envolvidos na parceria com a Buffalo Wild Wings.
Mas a presidente mundial da Pepsico, Indra K. Nooyi, ressaltou a importância da estratégia de redução da dependência do negócio de refrigerantes, pois não há previsão deste mercado voltar a crescer.
"Vemos oportunidades tremendas para utilizar o nosso portfólio de bebidas e alimentos para o benefício de ambas as empresas", disse Indra em um comunicado sobre a parceria com a Buffalo Wild Wings. "Temos a chance de inovar e criar engajamento dos clientes com ativações ligadas a esportes e entretenimento."
Receitas. O chef de cozinha oficial da Pepsico, Stephen Kalil, acompanhou Tanner e outros executivos em uma visita a uma loja da Buffalo Wild Wings e ajudou a explicar como o negócio de alimentos poderia se encaixar na parceria.
Executivos da Buffalo Wild Wings visitaram o centro de inovação da Pepsico em Nova York. Lá, foram apresentados a algumas combinações de pratos com o uso de produtos alimentícios da companhia.
"Eles têm uma inovação culinária incrível com o uso de Doritos, Ruffles e Fritos, que estão bem relacionados ao nosso principal público", disse Smith. "Poderemos incluir novos sabores e molhos ao nosso cardápio."
O Estado de São Paulo - 16/12/2013
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