quarta-feira, 16 de janeiro, 2013

Sony Mobile planeja elevar em 30% a produção local

A Sony Mobile, unidade de celulares da japonesa Sony, pretende aumentar em 30% a produção de aparelhos no Brasil em 2013, para 104 mil unidades por mês. A ampliação tem como objetivo abastecer os planos de expansão da companhia no mercado de smartphones ao longo do ano. "Queremos aumentar a participação de mercado de 5% para 8%", disse ao Valor, Jorge Aguiar, presidente da companhia no Brasil. O executivo não revelou quanto a companhia investirá no país. A produção local da Sony Mobile é feita pela Foxconn, em Jundiaí.
De acordo com o executivo, a estratégia da companhia para o Brasil está baseada no aumento no número de produtos à venda. Segundo Aguiar, em 2012 a companhia lançou no Brasil cinco aparelhos, todos na faixa de preço médio. Em 2013, a ideia é reforçar essa categoria com mais opções - incluindo um modelo com dois chips, o primeiro da marca no Brasil -, mas também apostar em aparelhos mais caros. Modelos mais baratos, os chamados smartphones de entrada, estão fora dos planos da companhia. "Queremos ser um fabricante de smartphones premium. Se o segmento não for rentável, preferimos ficar fora da disputa", disse Stephen Sneeden, gerente global de marketing da fabricante.
Segundo Aguiar, outro plano adotado pela companhia para ganhar espaço no Brasil é reduzir a diferença entre um anúncio global e a chegada do produto ao Brasil. O prazo, que hoje chega a dois meses, pode cair para um mês até o meio do ano. "Ao se fazer um lançamento rápido, pode-se aproveitar toda a estrutura e o gasto com marketing que a companhia faz globalmente naquele momento", disse.
Durante a CES, feira de tecnologia em Las Vegas, que acabou na sexta-feira, a Sony lançou seus primeiros modelos de smartphones de valor mais alto desde o fim do 'casamento' de uma década com a Ericsson na área de celulares. Os aparelhos são muito parecidos entre si em termos de funções. Por conta disso, a Sony trará para o Brasil apenas o ZL, que foi adaptado para o padrão 4G local e, por isso, recebeu outro nome: ZQ. No resto do mundo, o aparelho usará outros padrões. A Sony não deu previsões de data de lançamento nem de preço do aparelho para o Brasil.
Valor Econômico
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