Wednesday, March 31, 2021

Carrefour lança as primeiras lojas totalmente autônomas

Por conta das suas estratégias de ominicanalidade e inovação, o Carrefour anunciou as suas primeiras lojas no País, totalmente autônomas. As duas foram instaladas em São Paulo, uma dentro do coworking CoW, no Brooklin, capital, e a outra no condomínio residencial Domo Life e Prime, em São Bernardo do Campo.
Ambas levam a bandeira Carrefour Express e têm como objetivo oferecer uma experiência de compra sem mediação humana, considerada tão eficiente quanto qualquer outra nos demais formatos da rede. Tratam-se das primeiras unidades completamente autônomas dentre as grandes varejistas no País e de um novo modelo de negócio que vai de encontro ao pilar de transformação digital do Grupo Carrefour.
Utilizando tecnologia de ponta, todos os produtos podem ser selecionados e pagos pelo cliente, apenas com o uso do aplicativo Meu Carrefour. Para isso, basta ele selecionar o ícone Scan & Go, dentro do app, e aproximar o QR code na catraca ou na porta para liberar sua entrada à unidade. Ao iniciar as compras, o consumidor também deve usar o Meu Carrefour para scanear os produtos que deseja comprar, fazendo com que eles sejam inseridos em seu carrinho virtual.
Em caso de dúvidas, o cliente terá inclusive o suporte, via Whatsapp em tempo real. Depois, para sair da loja, basta efetuar o pagamento no Meu Carrefour, utilizando um cartão de crédito, e scanear o QR code novamente na catraca ou na porta, liberando sua saída. Portanto, além de autonomia, a tecnologia oferece mais agilidade aos clientes, eliminando o tempo de espera nas filas.
"Queremos oferecer soluções que atendam às demandas de nossos clientes, independente do perfil e momento de compra. Hoje, por exemplo, já temos 40 lojas com o sistema Scan & Go. Nossa área de inovação está conduzindo um trabalho robusto para criar um ecossistema que conecta todos os nossos negócios em um só aplicativo - o Meu Carrefour -, e as aberturas de lojas autônomas fazem parte dessa jornada",explica Luiz Rufino, diretor de Inovação do Carrefour.
- Mais detalhes sobre as novas lojas
O formato de loja Carrefour Express Scan & Go atenderá à crescente demanda dos clientes por comodidade e compras menores, principalmente dos itens voltados à reposição diária e prontos para o consumo. Com mais de 800 itens variados - incluindo cereais, frios, produtos de higiene e bebidas geladas -, a tecnologia foi desenvolvida para atender às necessidades desse modelo de negócio da companhia.
Além disso, o Carrefour desenvolve um forte trabalho de análise de dados, cruzando os esforços de áreas como Inovação, TI e Marketing, o que permite uma oferta de sortimento de produtos mais eficiente, uma entrega de comunicação com conteúdos relevantes, além de outros benefícios, conforme o perfil do consumidor, sua real necessidade e a região onde ele está. Como uma das lojas autônomas está localizada dentro de um centro comercial e a outra em uma área comum de condomínio residencial, os visitantes são impactados por um portfólio de produtos e ofertas diferenciadas em cada unidade.
Ambas as lojas Carrefour Express Scan & Go já estão em funcionamento e seus pontos comerciais foram estrategicamente escolhidos para atender nichos diferentes. A unidade do coworking Cow, com 60 m², tem como foco um consumidor no qual seu dia gira em torno do trabalho e precisa de produtos que lhe apoiem nas necessidades antes, durante e após o expediente. Já a loja do condomínio residencial Domo Life e Prime, com 43 m², atende um público que precisa de itens esporádicos, seja por urgência de uma demanda ou apenas para reabastecer sua despensa.
"Apoiamos nossas escolhas de negócio com base em uma experiência de mais de 45 anos no varejo brasileiro e no entendimento de que cada cliente possui uma jornada de compra única - e o Carrefour trabalha para torná-la cada vez mais personalizada", conta João Gravata, diretor de Proximidade do Carrefour.
As primeiras lojas autônomas do Carrefour são mais um formato de negócio agregado ao portfólio de expansão do Grupo Carrefour Brasil e traz a proposta de ser replicada em ambientes mais controlados, como prédios comerciais e residenciais, lojas itinerantes e empresas, uma realidade que tem ganhado força em países da Europa, Ásia e América do Norte.
superVarejo - 29/03/2021
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP