Tuesday, October 25, 2016

Ambev reforça produção de cevada no Sul do País

Os agricultores do Rio Grande do Sul e do Paraná que produzem cevada para a Ambev ampliaram neste ano a área plantada em 10% em relação a 2015, para 56 mil hectares, a pedido da companhia. A área corresponde a 58,5% da área total plantada de cevada no país neste ano. O objetivo é reduzir a dependência do grão importado da Argentina e do Uruguai.
No ano passado, a Ambev teve que importar entre 80% e 90% da cevada que usa para produção de malte, por conta de uma forte quebra de safra no Rio Grande do Sul. Marcelo Otto, diretor de agronegócio da Ambev, disse que, com o aumento da área, a importação da matéria-prima pode ser reduzida neste ano para menos de 50% do volume usado pela Ambev, se a safra for boa.
Luciano Horn, mestre cervejeiro da Ambev, disse que a companhia também realiza um teste de plantio na região Centro-Oeste, com apoio da Embrapa Trigo, para analisar a possibilidade de ampliar a produção da cevada para além da região Sul. "Ainda é um desafio ter produção suficiente de cevada para atender à demanda", afirmou. A empresa também faz pesquisas com centenas de variedades de cevada para melhorar a produtividade no país e obter maltes com sabores diferenciados. Horn disse que há testes com lúpulo, mas em fase mais incipiente.
Bernardo Paiva, presidente da Ambev, afirmou que a companhia abraça a diversidade. "Não temos nada contra o puro malte, mas por que só um tipo tem que ser bom?", questionou. Na avaliação do executivo, o avanço das cervejarias artesanais no País nos últimos anos tem o importante papel de levar a criatividade do mestre cervejeiro para o conhecimento do público. "Para nós, o importante é que a categoria cresça e torne a cerveja cada vez mais relevante. É bom que o bolo cresça, depois vamos ver como tirar a nossa parte", afirmou.
O presidente da Ambev disse também que mantém uma forte aposta no segmento de bebidas à base de malte - categoria "near beer" - e na ampliação do portfólio da Brahma e Skol.
Toda a produção de cevada no Brasil para a Ambev atende às duas maltarias que a companhia possui, em Porto Alegre e Passo Fundo (RS). Juntas, elas têm capacidade para produzir 216 mil toneladas de malte por ano, com processamento médio de 234 mil toneladas de cevada. A Ambev possui, ao todo, seis maltarias na América do Sul, sendo duas no Uruguai, duas na Argentina e duas no Rio Grande do Sul.
Supermercado Moderno
Related products
See this news in: english espanhol
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP