Monday, January 19, 2015

Setor de eletroeletrônicos negocia reajuste de até 7% com varejistas

Após enfrentar um Natal ruim, o varejo inicia o ano com vendas em janeiro num ritmo um pouco mais acelerado do que em dezembro, mês em que a demanda ficou abaixo do esperado. Apesar da boa notícia, esse cenário pode não se manter: a indústria de eletroeletrônicos sinaliza a necessidade de reajustar preços ainda no primeiro trimestre, com aumentos de até 7%, o que pode voltar a afastar mais clientes das lojas.
Redes de varejo informaram que as fabricantes Samsung e LG propuseram reajustes de 2% a 7% em produtos de áudio e vídeo (linha marrom) a ser negociados nos contratos já a partir de janeiro. A escalada do dólar nos últimos meses de 2014, com elevação no preço de componentes, teria pesado nos custos e as empresas dizem que precisam repassar parte do impacto às lojas.
Ricardo Marques, coordenador geral das lojas Rabelo, cadeia cearense com cerca de 100 lojas em sete Estados, disse que, em janeiro, foi possível trabalhar com os preços antigos, da tabela de 2014. "Seguramos o preço velho, mas Samsung, LG já acenaram com novas tabelas para o início de ano. Agora vamos ver como fica".
As redes observam que o cenário de consumo ainda enfraquecido inviabiliza reajustes de preços da indústria, e poderia levar a perda de participação de mercado das marcas. Além disso, as redes compraram um pouco mais no final do ano e ainda estão com mercadoria em estoque, o que deve postergar as compras com reajute.
Valor Economico
See this news in: english
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP