Monday, January 27, 2014

Verão e exportação impulsionam em 10% negócios da Itapuã

A Itapuã, fabricante brasileira de calçados, projeta para este ano um crescimento de pelo menos 10% na produção e nas vendas. Segundo a companhia, a alta seria impulsionada pelo bom momento vivido pelo setor varejista, neste início de ano, e pelo aumento das exportações, em decorrência da valorização do dólar nos últimos meses.
"Atualmente, as exportações respondem por 10% das vendas totais da empresa. No entanto, acreditamos que a alta do dólar pode elevar esse índice para 15% nos próximos anos", afirma o gerente nacional de vendas da Itapuã, João Luiz Gimenes, em entrevista ao DCI.
Para atender a demanda, a empresa estuda o lançamento de 20 novas linhas de produtos até o final de 2014, por meio de suas três marcas: Itapuã, New Face e Itsandal. Entre os itens vendidos pela companhia estão sandálias, sapatilhas e botas.
"Fechamos o ano passado com uma produção de 200 mil pares de calçados, destinados ao público infantil, feminino e masculino. Em 2014, devemos ultrapassar esse volume", ressalta o gerente de vendas.
Na semana passada, a marca de calçados participou da 41ª edição da Couromoda, feira destinada aos profissionais do varejo. Na ocasião, a empresa estimava comercializar 300 mil pares de calçados. "Em 2013, o varejo não comprou muito da indústria, cenário que não havia sido projetado por nós. Neste início de ano, porém, as coisas já estão diferentes, o que nos deixa bem otimistas", diz Gimenes.
No ano passado, a empresa também sofreu com o aumento nos custos, atrelados à alta nos preços de alguns insumos e ao reajuste de salários. "Tivemos que repassar preços em certas linhas. Esse reajuste ficou entre 3% e 5%", acrescenta Gimenes.
Nordeste
As projeções de alta realizadas pela Itapuã em 2014 também levam em consideração os bons resultados registrados na Região Nordeste do País ao longo do ano. "Atualmente, o Nordeste responde por 40% das nossas vendas anuais. Já o Sudeste, é responsável por 30% dos nossos negócios", explica.
De acordo com o executivo, como o inverno é mais brando nesta região do País, as vendas de sandálias seguem em alta durante todo o ano, ao contrário da sazonalidade que afeta as vendas desta categoria em outras localidades do Brasil, aonde o inverno é mais rigoroso.
Diário Comércio Indústria e Serviços – 24/01/2014
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