Monday, January 27, 2014

P&G prepara chegada de Old Spice ao Brasil

São Paulo - A Procter & Gamble, um dos maiores anunciantes do mundo, está com planos de crescimento no Brasil com a estratégia de introduzir novas marcas internacionais. Uma das que vêm ocupar as prateleiras de pontos de venda do país é a Old Spice, de produtos de cuidados pessoais para homens, composta por uma extensa linha de 90 itens entre antitranspirantes, desodorantes, body wash, body spray e fragrâncias.
Conforme apurado, o lançamento da Old Spice no Brasil será feito pelo escritório paulistano da agência Wieden + Kennedy, comandado pelos publicitários Ícaro Doria e André Gustavo Soares, inaugurado no último mês de dezembro. A Old Spice é atendida pela Wieden + Kennedy nos Estados Unidos. É assinado pela W+K um dos trabalhos publicitários de maior repercussão do último ano, o comercial “The man your man could smell like”, que ganhou o Grand Prix de Filme do Cannes Lions 2010, em junho, e tornou-se desde então um dos maiores fenômenos de marketing viral da publicidade mundial.
De acordo com uma fonte ligada à Procter & Gamble, ainda não está definido se o lançamento de Old Spice será feito neste semestre ou até o final do ano. Ainda segundo a mesma fonte, não é apenas o segmento de produtos voltados para homens que está na mira da P&G. A empresa também estaria preparando, para os próximos meses, o lançamento de produtos específicos para mulheres. Na opinião da fonte, a Procter simplesmente está atenta ao potencial de crescimento de consumo no Brasil e ao momento econômico do País que dá boas perspectivas para novos investimentos.
A Procter & Gamble, procurada pelo propmark, não confirmou as informações sobre os possíveis lançamentos. Em resposta enviada por e-mail, informou que o posicionamento oficial da empresa é o de que “a P&G do Brasil não comenta sobre planos e lançamentos futuros. Todos os lançamentos e ações da companhia são informados no momento apropriado para o mercado e a imprensa”. A Wieden + Kennedy São Paulo também foi procurada, mas optou por não se pronunciar sobre o assunto.
Também foi apurado que o nome do escritório paulistano da Wieden + Kennedy já aparece nos sistemas de comunicação online da Procter & Gamble com as demais agências de publicidade com as quais a empresa trabalha no Brasil. Ela divide sua conta entre a Leo Burnett, Publicis, F/Nazca S&S, AlmapBBDO e Africa.
Também circulam informações no mercado afirmando que o nome da W+K São Paulo já foi incluído nos processos de planejamento e compra de mídia da Procter & Gamble para a América Latina após uma reunião realizada neste ano, em Miami. A agência teria sido relacionada ao desenvolvimento de “projetos olímpicos” para a Procter no Brasil.
A P&G, de acordo com levantamento feito pelo Ibope Monitor, ocupa o nono lugar no ranking de investimentos em mídia no Brasil feitos durante o ano de 2010, com o valor bruto (preços de tabela dos veículos) de R$ 734,26 milhões. Foi um salto extremamente significativo se comparado com o ranking de anunciantes brasileiros de 2009, quando a empresa estava em 24º lugar com investimentos em mídia na casa dos R$ 372,65 milhões.
A Procter & Gamble foi fundada nos Estados Unidos em 1837, pelos concunhados William Procter e James Gamble. A empresa tem sede em Cincinatti (Ohio) e movimentou no mundo inteiro um total de US$ 78,9 bilhões em vendas durante 2010. Ela mantém operações em cerca de 80 países e emprega aproximadamente 127 mil funcionários.
Suas 80 marcas - 23 globais - representantes de vários segmentos do mercado, de beleza e cuidados pessoais à alimentação, ração animal, baterias e produtos de cuidados para o lar, estão presentes em 180 países. A Procter chegou ao Brasil em 1988, com a aquisição da Perfumarias Phebo S.A. Atualmente, ela comercializa marcas como Koleston, Naturella, Always, Duracell, Ace, Ariel, Oral-B, Vick, Gillette, Pampers, Ollay e Heads&Shoulders.
Exame - 28/02/2011
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